Notícias
SÉRIE CONSELHEIROS
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos tem uma vaga no Conselho de Administração da Ebserh
- Foto: Francisco Willian Saldanha
Brasília (DF) – Das nove vagas do Conselho de Administração (CA) da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Eserh), uma é reservada ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). Nesta reportagem da série sobre os conselheiros do CA, você vai conhecer a indicada por este ministério: a docente do curso de graduação em medicina da Universidade de São Caetano do Sul (USCS-SP) e pesquisadora do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá/MCTI, Lena Vânia Carneiro Peres.
Graduada em Medicina pela Universidade do Estado do Pará, Lena Vânia também tem mestrado e doutorado em medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ela tem especialização em pediatria, infectologia, saúde pública, gestão da atenção em saúde e em metodologias ativas de aprendizado. Foi professora efetiva de medicina comunitária na Universidade do Estado do Pará e docente do Mestrado Profissional de Inovações do Ensino Superior para área da Saúde da USCS.
Na área da gestão, foi assessora especial do Gabinete Pessoal da Presidência da República e do Gabinete do Ministro da Saúde. No Ministério da Saúde, também exerceu os cargos de diretora adjunta do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas e de coordenadora nacional da Área Técnica de Saúde da Mulher.
Ainda no Governo Federal, atuou como conselheira do Conselho Nacional de Assistência Social, do Conselho Nacional do Idoso, do Conselho Nacional de Política para as Mulheres e foi Secretária Nacional de Promoção e Defesa de Direitos Humanos da Presidência da República.
Atualmente, Lena Vânia atua como professora do curso de graduação em medicina da USCS, é conselheira do Museu do Pontal, no Rio de Janeiro, e pesquisadora do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá/MCTI, em Tefé, no Amazonas.
Sobre o CA
O Conselho de Administração da Ebserh é composto pelo presidente da estatal, três pessoas indicadas pelo Ministério da Educação (MEC), duas pelo Ministério da Saúde (MS), uma pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), uma pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e um representante dos empregados da Ebserh. Atualmente, um dos cargos está vago, aguardando indicação do MEC.
Órgão de deliberação estratégica e colegiada da estatal, o CA tem diversas atribuições, como: fixar a orientação geral dos negócios da Ebserh; avaliar, a cada quatro anos, o alinhamento estratégico, operacional e financeiro; eleger e destituir os membros da Diretoria Executiva da Ebserh, fiscalizar a gestão dos membros da Diretoria Executiva; e aprovar as Políticas de Controle Interno, Conformidade e Gerenciamento de Riscos.
O conselho se reúne, ordinariamente, uma vez por mês e, extraordinariamente, sempre que se fizer necessário, por convocação do Presidente ou por solicitação de, no mínimo, quatro integrantes. Como previsto na lei nº 9.292, os conselheiros recebem uma remuneração mensal que equivale a 10% da remuneração média dos diretores e presidente da Ebserh. Hoje esse valor é de R$ 3.366,14.
Série
Nas reportagens anteriores desta série, você já conheceu outros quatro integrantes do Conselho de Administração da Ebserh: o subsecretário de Planejamento e Orçamento do MEC e presidente do CA, Adalton Rocha, o secretário executivo da pasta, Leonardo Barchini, o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, o secretário adjunto da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Nilton Pereira Júnior. Nos próximos dias, você vai acompanhar os perfis dos demais membros: Milton de Arruda Martins, Sandra Regina Goulart Almeida e Alailson Rocha Santana.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh