Notícias
GESTÃO
MEC concede Ordem Nacional do Mérito Educativo ao presidente da Ebserh
Brasília (DF) – O Ministério da Educação (MEC) condecorou 262 personalidades com a Ordem Nacional do Mérito Educativo, em cerimônia realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, nesta sexta-feira, 14 de novembro – data em que a pasta completou 95 anos. A atual edição refere-se aos anos de 2024 e 2025 e dentre os agraciados estava o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, homenageado como Grande Oficial.
As condecorações foram entregues pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro da Educação, Camilo Santana. “Se a gente não investir em educação, não tem como fazer esse país dar um salto de qualidade e se transformar num país desenvolvido e competitivo. Por isso, a gente tem que ter escola e educação de qualidade para todos", afirmou Lula.
Foram homenageados profissionais que se destacaram em ações para a melhoria e o desenvolvimento do ensino e da educação brasileira, com o objetivo de reconhecer o impacto dos trabalhos realizados e incentivar a continuidade de esforços em prol de uma educação de qualidade e com equidade. “As personalidades que hoje recebem essa comenda e as que estão aqui representadas no palco simbolicamente têm um papel fundamental na construção do Brasil que queremos”, ressaltou Camilo Santana.
Os homenageados foram reconhecidos em cinco diferentes graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. Arthur Chioro comentou o destaque como Grande Oficial. “Estendo essa honraria a todos os trabalhadores e trabalhadoras da Ebserh. Juntos, formamos uma engrenagem muito eficiente, fundamental para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para a formação e especialização de profissionais da área da saúde. Assistência, ensino, pesquisa e inovação são a base para uma mudança no país”, reforçou o presidente da Ebserh.
A entrega da Ordem Nacional do Mérito Educativo faz parte das ações de comemoração dos 95 anos do MEC, celebrados nesta sexta-feira (14). Durante todo ano de 2025, a pasta tem realizado atividades para celebrar a trajetória do MEC, marcada por avanços e conquistas que transformaram a vida de milhões de brasileiros.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Com informações do MEC