Notícias
Pandemia
Mais de 1,5 mil colaboradores do hospital da Rede Ebserh em Salvador são treinados para combate à Covid-19
Equipes apontam que treinamento traz mais segurança para rotina durante a pandemia
Salvador (BA) – Desde o início da Pandemia do Coronavírus, o Complexo Hospitalar Professor Edgard Santos, vinculado à Universidade Federal da Bahia e à Rede Ebserh (Hupes/UFBA-Ebserh), realizou treinamentos específicos para o combate à Covid-19 com mais de 1.500 de seus colaboradores. O processo de aperfeiçoamento aconteceu com rofissionais de diversos setores do hospital como Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), ambulatórios e enfermarias. O objetivo é prestar um serviço de qualidade e atender rigorosamente a todos os protocolos de segurança para colaboradores e pacientes.
A Comissão de Educação Permanente de Enfermagem (Cepe), por exemplo, realizou, desde o mês de março, treinamentos com a equipe sobre paramentação e desparamentação do profissional na assistência ao paciente suspeito ou confirmado com Covid-19. Até o momento, pela estratégia de capacitação adotada, já foram treinadas 305 pessoas da equipe de enfermagem. “Percebemos uma mudança de atitude entre o início e o final das capacitações. As atividades da Cepe continuarão até o alcance do maior número possível de profissionais”, descreve Valdenir Silva, da comissão.
A Unidade de Vigilância em Saúde e a Unidade de Gestão de Riscos Assistenciais (Ugra), ambas ligadas ao Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente (SVSSP), contabilizam treinamentos com 779 colaboradores. Nos treinamentos, são abordadas as medidas de prevenção de Covid-19, entre elas: higienização das mãos, medidas de precaução e isolamento, recomendação dos EPI, paramentação e desparamentação. “Nos treinamentos, é possível esclarecer os trabalhadores sobre as condutas a serem adotadas para prevenção da Covid-19 e informar sobre os fluxos e protocolos já disponíveis para consulta”, destaca Tiago Pereira, enfermeiro da Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hupes.
Cerca de 90% dos profissionais das UTIs do Hupes foram treinados, entre equipe de enfermagem, fisioterapia e médica. Os treinamentos proporcionam mais segurança para a equipe e um maior domínio para o enfrentamento à pandemia. A ideia é que os profissionais possam atuar com segurança e promover uma uniformidade nas condutas e direcionamentos específicos. Dentre os treinamentos voltados a pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19 destacam-se intubação orotraqueal, reanimação cardiopulmonar e posição prona.
A Unidade de Desenvolvimento de Pessoas (UDP) também coordenou diversas capacitações e já contou com a participação de 423 colaboradores, contemplando as áreas médica, de enfermagem e fisioterapia. Atualmente, há a realização dos seguintes treinamentos: pré-oxigenação, indução anestésica, intubação orotraqueal, ventilação mecânica inicial e ressuscitação cardiopulmonar. Esses treinamentos ocorrem em um ambiente montado para oferecer condições de simulação realística, com uso de manequim apropriado para as manobras respiratórias, ventilador pulmonar e todo aparato necessário para as práticas voltadas ao manejo do paciente com complicações respiratórias.
Atuação da Rede Ebserh
Para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, a Rede Ebserh implementou o Comitê de Operações Especiais (COE) para definir estratégias e ações em nível nacional. Desde os primeiros anúncios sobre a Covid-19, a Rede Ebserh tem trabalhando em parceria direta com os ministérios da Saúde e da Educação, com participação nos COEs desses órgãos, e tendo como diretrizes o monitoramento da situação no país e em suas 40 unidades hospitalares.
Tem atuado na realização de treinamento de funcionários da Rede, promoção de webaulas, definição de fluxos e instituição de câmaras técnicas de discussões com especialistas. Promoveu processos seletivos emergenciais com a possibilidade de contratação de aproximadamente 6 mil profissionais temporários para o enfrentamento da pandemia
Também disponibilizou R$ 274 milhões para ações contra o coronavírus, recursos do Ministério da Educação (MEC) liberados pela Ebserh de acordo com a necessidade e urgência de cada unidade hospitalar. A verba está sendo utilizada em adequação da infraestrutura, aquisição e manutenção de equipamentos, compra de medicamentos e outros insumos, além de equipamentos de proteção individual.
Em algumas regiões, as unidades da Rede Ebserh têm atuado como hospitais de referência ao enfrentamento do Covid-19, enquanto que em outras, atuam como retaguarda em atendimentos assistenciais para a população, por meio do Sistema Único de Saúde.
Com informações do Hupes-UFBA/Ebserh