Notícias
EBSERH EM AÇÃO
Humap-UFMS/Ebserh realiza mutirão de Coloproctologia no feriado com apoio do programa Ebserh em Ação
Campo Grande (MS) – Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza nesta segunda-feira, 21 de abril, um mutirão de cirurgias na especialidade de Coloproctologia. A ação integra o Ebserh em Ação, iniciativa nacional da estatal com o apoio do Ministério da Saúde (MS), que visa ampliar o acesso da população a procedimentos assistenciais no Sistema Único de Saúde (SUS).
Ao todo, 14 pacientes serão beneficiados no mutirão, que contará com a atuação dos coloproctologistas Dr. Carlos Henrique Marques dos Santos e Dr. Odinilson Almeida Fonseca, ambos integrantes da equipe do Humap. A ação ocorre em pleno feriado, aproveitando a disponibilidade do centro cirúrgico e da equipe multidisciplinar para realizar um maior número de procedimentos em um único dia, o que contribui diretamente para a redução do tempo de espera dos pacientes.
“Esses pacientes já são acompanhados por nós no ambulatório. Selecionamos os casos de menor complexidade, considerando tanto o tempo de espera quanto a possibilidade de realizar mais cirurgias em menos tempo. O principal benefício é esse: abreviar a espera de quem está precisando de cirurgia”, explicou o Dr. Carlos Henrique.
As cirurgias serão realizadas em duas salas cirúrgicas, com estimativa de duração de 60 minutos cada. O mutirão envolverá uma grande equipe composta por residentes de cirurgia geral, anestesistas, técnicos de enfermagem e profissionais da enfermagem do centro cirúrgico, da internação e do ambulatório, além do suporte da equipe administrativa do hospital. O planejamento e a mobilização demandaram cerca de dois meses de organização.
Para Neide Aparecida Paixão Soares, mãe de uma das pacientes chamadas para o procedimento cirúrgico, esse é um grande momento: " fiquei feliz porque estamos aguardando há três anos. Foi uma realização para todos que estavam aguardando pela cirurgia".
“É importante destacar que o mutirão não significa um procedimento apressado. Todas as cirurgias são realizadas com os mesmos cuidados e padrões de qualidade que seguimos diariamente, com atenção total aos detalhes e ao pós-operatório”, ressaltou o médico.
A ação faz parte do programa Ebserh em Ação, que segue os moldes da edição realizada no final de 2023, quando foram realizados quase 28 mil procedimentos cirúrgicos e mais de 100 mil exames em todo o país. A edição atual está alinhada ao Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), do Ministério da Saúde, e tem como meta aumentar em 40% o número de atendimentos até dezembro de 2025.
Com iniciativas como essa, o Humap-UFMS e a Rede Ebserh reforçam seu compromisso com a assistência à saúde pública, promovendo resolutividade, acolhimento e acesso qualificado para a população usuária do SUS.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh