Notícias
INOVAÇÃO
HU em Salvador lança atendimento direcionado a pacientes com AVC e Doença de Parkinson
Salvador (BA) - No último dia 7, o Hospital Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia (HUPES-UFBA) lançou grupos especiais de atendimento para pacientes com disfunções ortopédicas, que tiveram AVC e portadores da doença de Parkinson. O objetivo da iniciativa é diminuir o tempo de permanência nas listas de espera e maximizar a recuperação em tempo hábil.
O início do projeto foi marcado por depoimentos emocionados e embalado pela música dos alunos de fisioterapia e fonoaudiologia da UFBA. De acordo com Tatiana Dias, fisioterapeuta especializada em reabilitação com pacientes na área neurológica, a atividade ainda oferece um importante ganho psicossocial aos pacientes, que têm a possibilidade de interagir e trocar experiências com aqueles que compartilham situações semelhantes.
Quem está animada com a iniciativa é a paciente Cláudia dos Santos, que há um mês faz reabilitação e agora passa a integrar um dos grupos para tratar um problema de joelho. “Já estou me sentindo bem melhor, na verdade. Estar aqui, e agora com mais pessoas, é um prazer. Estou muito feliz de poder participar”, comenta.
Funcionamento
Os grupos de reabilitação funcionam duas vezes por semana no ambulatório de fisioterapia. Às terças e quintas pela manhã e às segundas e quartas-feiras à tarde são os dias dos grupos de neurologia (AVC e Parkinson). Os pacientes em tratamentos ortopédicos têm as manhãs de segunda e quintas-feiras e as tardes de segunda e quarta.
Para participar, os usuários passam por avaliações específicas, a partir das quais serão direcionados para os atendimentos dentro do perfil funcional encontrado. As atividades serão desenvolvidas utilizando como base a cinesioterapia, exercícios terapêuticos chineses, atividades de respiração, estímulos sensoriais, cognitivos e também elementos da dança. Além disso, estão previstas orientações diárias e palestras educativas. Em média, pretende-se atender 130 pessoas por semana, divididas entre os grupos.
“Esses pacientes passam por avaliações periódicas visando acompanhar o seu desempenho em aspectos que pretendemos alcançar como melhora nas atividades funcionais e também sociais”, afirma o chefe da unidade de reabilitação, professor Nildo Ribeiro.
Com informações do HUPES-UFBA