Notícias
ATENDIMENTO
Hospital de Clínicas de Porto Alegre oferece novo procedimento para radiocirugias
Uma técnica que permite o tratamento de tumores com precisão milimétrica agora faz parte dos serviços oferecidos pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A Radioterapia Estereotáxica Fracionada minimiza os efeitos colaterais provocados pelo tratamento com a preservação máxima dos órgãos e tecidos sadios próximos à área doente.
O procedimento tornou-se possível com a aquisição de um Micro Colimador Multilâminas (mMLC) que possibilita o tratamento das lesões cerebrais maiores de forma mais seletiva. "O equipamento nos permite fracionar o tratamento, o que melhora a tolerância do paciente", explica o médico Paulo Renato Ferreira, chefe do Serviço de Radioterapia do HCPA.
O aparelho é acoplado ao acelerador linear Varian 23 EX, utilizado para o tratamento radioterápico na instituição. A equipe lança mão de outras tecnologias associadas ao mMLC, como modernos softwares de planejamento, que realizam um mapeamento de toda a anatomia do paciente e a visualização das fibras do sistema nervoso central que correlacionam as áreas do cérebro. "Podemos presumir a extensão dos tumores para outros órgãos e tratar áreas que poderiam ser afetadas antes mesmo do tumor se desenvolver nelas", afirma Ferreira.
O mMLC também otimiza a realização de radiocirurgias, cirurgias com a aplicação de radioterapia. "É um dos equipamentos mais modernos no Brasil e vai possibilitar o tratamento de mais pacientes com diagnóstico de vários tipos de tumores cerebrais, por exemplo", destaca o neurocirurgião Paulo Oppitz, também do Serviço de Radioterapia do hospital.
O chefe do Serviço de Física Médica e Radioproteção, Alexandre Bacelar, destaca que a utilização da radioterapia estereotáxica fracionada "coloca o Clínicas no seleto grupo dos hospitais que realizam este procedimento no país". O treinamento dos físicos médicos para utilizar o equipamento foi feito em Berlim, na Alemanha.
HCPA - Vinculado academicamente à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Hospital de Clínicas de Porto Alegre é um dos 46 hospitais universitários federais do país. Além de funcionarem como campo de prática para a formação de grande número de profissionais de saúde, esses hospitais, em algumas regiões, são as unidades mais importantes do serviço público de saúde, uma vez que muitos são considerados de grande porte e têm perfil assistencial de média e alta complexidade.
Assessoria de Comunicação do HCPA
hospitais universitários federais são responsáveis pela formação de grande número de profissionais de saúde do país. Em determinadas regiões, são as unidades mais importantes do serviço público de saúde, uma vez que muitos são considerados de grande porte e têm perfil assistencial de média e alta complexidade.