Notícias
ACESSIBILIDADE
Hospital das Clínicas oferece intérprete de Libras para consultas de pacientes com surdez
Recife (PE) – Em um esforço para promover a acessibilidade e democratização de seu atendimento à população, o Hospital das Clínicas, em parceria com o Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Pernambuco (Nace-UFPE), passou a oferecer gratuitamente o serviço de tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para auxiliar na comunicação entre médico e paciente com surdez durante as consultas.
O serviço foi inicialmente disponibilizado para pacientes surdos que já possuem cadastro no HC, unidade filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A viabilidade da ação dependerá da disponibilidade do intérprete perante as suas atividades acadêmicas da UFPE. Os pacientes precisam, no ato da marcação da consulta no hospital, preencher a ficha de solicitação desse apoio profissional. Assim que confirmada a disponibilidade do intérprete, o HC fará contato com o paciente, indicando o horário da consulta.
Saiba mais
Libras é uma ferramenta fundamental para a comunicação dos surdos. Os sinais utilizam combinação de configurações das mãos, movimentos, expressões faciais e corporais, dentre outros aspectos. Os intérpretes de língua de sinais são os profissionais que auxiliam nesse processo de comunicação.
Segundo o Programa Nacional de Apoio à Educação dos Surdos do Ministério da Educação (MEC), para realizar a interpretação da língua falada para a língua sinalizada e vice-versa, o intérprete deve observar os seguintes preceitos éticos: confiabilidade (sigilo profissional); imparcialidade (o intérprete deve ser neutro e não interferir com opiniões próprias); discrição (o intérprete deve estabelecer limites no seu envolvimento durante a atuação); distância profissional (o profissional intérprete e sua vida pessoal são separados); e fidelidade (o intérprete não pode alterar a informação por querer ajudar ou ter opiniões a respeito de algum assunto).
Sobre a Ebserh
Desde dezembro de 2013, o HC-UFPE é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Com informações do HC-UFPE