Notícias
EXAME PEDIÁTRICO
Hospital da Rede Ebserh viabiliza teste do coraçãozinho em cidade do interior do RN
De acordo com o Ministério da Saúde, a cada ano, aproximadamente 29 mil crianças nascem com cardiopatias no Brasil
Natal (RN) – Um projeto do Hospital Universitário Onofre Lopes, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte e à Rede Ebserh (Huol-UFRN/Ebserh), auxiliou na promoção da interiorização da triagem cardíaca em recém-nascidos. Após capacitação realizada pelo Huol voltada a profissionais de saúde do interior do estado, o Hospital Regional Mariano Coelho, localizado em Currais Novos, segundo maior município da região Seridó, passou a realizar o teste do coraçãozinho desde a última sexta-feira, 17.
De acordo com o Ministério da Saúde, a cada ano, aproximadamente 29 mil crianças nascem com cardiopatias no Brasil, anomalias anatômicas no coração que produzem diversas insuficiências e consequências graves para os neonatos. O projeto Teste do Coraçãozinho visa expandir a maneira mais eficiente de diagnóstico, capacitando profissionais da rede pública e privada no procedimento indolor de medição da quantidade de oxigênio no sangue.
“Ainda no final do mês de janeiro, a cidade de Mossoró receberá os multiplicadores do projeto, levando a capacitação ao segundo município potiguar mais populoso”, informou a cardiopediatra do Huol-UFRN/Ebserh, Gisele Leite, que coordena o projeto.
Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais, impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas por atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, por apoiar a formação de novos profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a sua natureza educacional, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos.