Notícias
Tecnologia
Hospital da Rede Ebserh/MEC em Juiz de Fora disponibiliza aparelho de última geração para avaliação de função pulmonar
Instituição é a única na região a contar com o equipamento para atender aos pacientes do Sistema Único de Saúde
Juiz de Fora (MG) – O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora, vinculado à Rede Ebserh/MEC (HU-UFJF/Ebserh/MEC), passou a contar com um aparelho considerado padrão-ouro atualmente existente no mercado mundial, para avaliação funcional de pacientes com distúrbios respiratórios, principalmente doenças pulmonares obstrutivas crônicas. Denominado pletismógrafo, o equipamento foi adquirido com investimento de R$ 340 mil, do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), gerido pela Ebserh/MEC.
A chefe da Unidade do Sistema Respiratório do HU-UFJF/Ebserh/MEC, Lígia Amaral, ressaltou que o aparelho é, na verdade, um laboratório de função pulmonar, o mais completo da cidade e região. “Ele realiza, além da espirometria, um exame já oferecido no HU, a pletosmografia, exame ideal para a avaliação dos volumes pulmonares. Também faz o exame de capacidade de Difusão do Monóxido de Carbono (DLCO), importantíssimo para a especialidade, auxiliando no diagnóstico e acompanhamento de doenças respiratórias”, explicou a médica.
Além de proporcionar um atendimento qualificado aos pacientes com doenças respiratórias, especialmente as crônicas, será possível também auxiliar na avaliação e no acompanhamento de pacientes que apresentaram formas mais graves de Covid-19, e que, após a doença, permaneceram com algum grau de comprometimento pulmonar, pontua Lígia. Outro benefício é um apoio ainda maior na formação de profissionais de saúde, reforçando a atuação nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.
Fernanda Frondana, engenheira clínica do hospital, reforçou a relevância do pletismógrafo no atual cenário de pandemia, com muitos pacientes com sequelas agudas decorrentes da infecção por Covid-19. “É um equipamento que ajudará na qualificação do diagnóstico e, consequentemente, no prognóstico dos pacientes. Ele avalia os volumes pulmonares com muito mais detalhes do que a espirometria, com ênfase especial na determinação da capacidade de difusão dos pulmões”, detalha.
A engenheira acrescenta que o exame de difusão por monóxido de carbono, disponível com a aquisição desse equipamento, é muito importante para pacientes com doenças intersticiais e hipertensão pulmonar. “Esse exame é fundamental para analisar respostas ao tratamento e diagnóstico precoce. Além disso, o equipamento amplia o potencial de pesquisa em nossa instituição, fornecendo uma ferramenta capaz de dar suporte adequado aos pesquisadores do setor”, conclui.
O equipamento já foi instalado e a equipe treinada. Agora, o laboratório está recebendo adequações estruturais da sala, para garantir a segurança dos pacientes e da equipe na realização dos exames. Com isso, a preparação para colocar o aparelho em serviço está na fase final.
Sobre a Rede Ebserh
Desde novembro de 2014, o HU-UFJF faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e atualmente administra 40 hospitais universitários federais.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Com informações do HU-UFJF/Ebserh/MEC