Notícias
HUSM-UFSM
Hospital da Ebserh em Santa Maria (RS) inicia Teleconsultas para apoio ao aleitamento materno
Santa Maria (RS) – Imagine a tranquilidade de receber apoio profissional para amamentar seu filho no conforto da sua casa, logo após a alta hospitalar. Essa é proposta do Hospital Universitário de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) que, desde o início de abril, passou a oferecer Teleconsulta em aleitamento materno.
A iniciativa é uma parceria entre o Serviço de Consultoria em Aleitamento Materno, da Unidade da Saúde da Mulher, e a Unidade E-Saúde da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hospital. O serviço é realizado no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)
Durante a internação, a equipe de Consultoria identifica as mamães que estão tendo dificuldades para amamentar e que precisam continuar recebendo ajuda após irem para casa. A solicitação para o agendamento da Teleconsulta é feita ali mesmo. A Teleconsulta ocorre por videochamada via Sistema de Telemedicina e Teleconsulta (STT), nas quartas-feiras pela manhã.
A responsável pelo Serviço de Consultoria de Aleitamento Materno, Claudia Maria Gabert Diaz, explicou que “O objetivo é acompanhar e apoiar o aleitamento materno após a alta hospitalar, principalmente aquelas pacientes com dificuldade de acesso. As principais vantagens da Teleconsulta são: maior agilidade para o atendimento e comodidade para a paciente que não precisa se deslocar com o recém-nascido até o Hospital”. Claudia também enfatizou que "com este serviço espera-se aumentar as taxas de aleitamento materno exclusivo, ampliar a cobertura e acessibilidade ao atendimento”.
As teleconsultas são realizadas no ambulatório montado no prédio da Gerência de Ensino e Pesquisa do HUSM. O local está equipado com câmeras, monitores e celulares para garantir a qualidade do atendimento. Segundo o chefe da Unidade de E-saúde, Rafael Paim Leal, “a implantação da Teleconsulta em aleitamento materno representa um avanço importante na utilização da tecnologia para ampliar o acesso e qualificar o cuidado no pós-parto. Com o uso da telemedicina, conseguimos manter o vínculo com as pacientes mesmo após a alta, garantindo suporte contínuo em um momento sensível e decisivo para a saúde da mãe e do bebê”.
Ele também ressaltou que “essa atividade reforça o compromisso institucional com os princípios do Hospital Amigo da Criança, especialmente ao promover o aleitamento materno exclusivo e oferecer acompanhamento humanizado também no ambiente domiciliar”.
Sobre a Ebserh
O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh