Galeria de Imagens
MAIS ATENDIMENTOS
Assinada Ordem de Serviço para construção do novo Hospital Universitário Walter Cantídio
Fortaleza (CE) – Com uma estrutura composta por três prédios e 221 leitos, o novo prédio do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) proporcionará um atendimento mais especializado e humanizado via Sistema Único de Saúde (SUS) à população cearense. Nesta quarta-feira (16), foi assinada a Ordem de Serviço para a construção do novo hospital, que integrará o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O investimento, superior a R$ 179 milhões, é proveniente do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. A cerimônia contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana; do presidente da Ebserh, Arthur Chioro; e do reitor da Universidade Federal do Ceará, Custódio Almeida.
Camilo Santana destacou que o empreendimento será um dos mais modernos de Fortaleza, oferecendo atendimento 100% SUS. “Sabemos da cobrança da população pela melhoria da saúde. É um conjunto de ações na área da saúde, importantes para garantir a melhoria do atendimento à população e a formação dos nossos profissionais”, ressaltou.
O novo hospital terá uma área total construída de 27 mil m², distribuída em três blocos que abrigarão atividades assistenciais, administrativas, de ensino e apoio técnico, localizado a cerca de 400m do atual prédio. A unidade contará com 50 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 120 de internação geral, 30 de internação pediátrica, 12 para atendimento especializado a pacientes transplantados e nove leitos exclusivos para transplante de medula óssea. A nova estrutura representa um aumento de 21 leitos, comparado com a quantidade atual. Há, ainda, estudos em andamento que preveem a expansão para mais 60 leitos de enfermaria.
O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, pontuou que o momento marca a possibilidade de uma grande ampliação de leitos de UTI que vão permitir a realização de cirurgias mais complexas. “Estamos falando em poder avançar em áreas fundamentais como uma área de transplantes, no papel de desenvolvimento científico e na formação dos profissionais de saúde, no desenvolvimento de pesquisa de inovação e como a principal referência de atenção em alta complexidade para o estado do Ceará”, reforçou.
Com essa entrega, o HUWC contará com infraestrutura moderna e equipamentos de ponta, elevando a qualidade do tratamento e da recuperação dos pacientes. A expectativa é de que o novo Hospital Universitário esteja em funcionamento em 2026.
“É um projeto arrojado, teremos um hospital de altíssima qualidade em todas as especialidades médicas. É uma obra que vai ficar para a posteridade e atingir uma das áreas mais sensíveis da nossa população, que é o atendimento de saúde”, afirmou o reitor da Universidade Federal do Ceará, Custódio Almeida.
A superintendente do CH-UFC/Ebserh, Josenília Gomes, destacou que a Ebserh tem atuado em parceria com a Universidade desde a definição de que a obra seria destinada ao novo hospital universitário. “Essa colaboração abrange desde a elaboração dos planos de trabalho e projetos até a fase atual de supervisão”, explicou. Quando concluído, o hospital também será gerido pela Ebserh.
Novas instalações
O prédio contará com estrutura de Internação, Centro de Diagnóstico por Imagens, Hemodinâmica, Medicina Nuclear, Endoscopia e Exames Especializados, tendo como principais a Cardiologia e Neurologia; o Centro de Estudos, as Unidades de Tratamento Intensivo e o Centro Cirúrgico com Sala Híbrida. Além disso, abrigará toda a área administrativa e de apoio aos serviços.
Mais Educação
A cerimônia foi realizada no Poço da Draga, em Fortaleza, e também marcou a assinatura da Ordem de Serviço do Campus Iracema da Universidade Federal do Ceará (UFC), além da inauguração do prédio de Letras-Libras do Campus Benfica. Estiveram presentes, ainda, o governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas; o deputado federal e líder do terceiro governo Lula na Câmara dos Deputados, José Nobre Guimarães; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Romeu Aldiguerio; o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; entre outras autoridades.
Sobre a Ebserh
O CH-UFC faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Danielle Morais, com edição de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh