Galeria de Imagens
AVANÇOS
Hospital Bettina Ferro entrega novo Centro Cirúrgico e fortalece a assistência pelo SUS no Pará
Belém (PA) – Com investimentos de R$ 6,9 milhões viabilizados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi entregue nesta sexta-feira (12), o novo Centro Cirúrgico do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA) e administrado pela estatal. Após a reestruturação, a área agora conta com espaços mais modernos e seguros para pacientes, profissionais de saúde e estudantes.
“Esse investimento reforça o compromisso com a qualificação da assistência, do ensino e da pesquisa”, disse a supervisora de Contratos de Gestão, Íris Renata Vinha, representando a presidência da Ebserh.
Com quatro salas cirúrgicas, cinco enfermarias, uma Central de Material e Esterilização (CME) e setores de apoio diagnóstico e de nutrição clínica, o Centro Cirúrgico atenderá procedimentos de média e alta complexidade, como transplante de córnea, cirurgias de catarata, implante coclear, injeção intravítrea, adenoide, tratamento de doenças neurodegenerativas (intratecal), entre outros.
O reitor da Universidade Federal do Pará, Gilmar Pereira da Silva, destacou que “cada melhoria amplia a capacidade de atendimento e as oportunidades de aprendizagem para estudantes de graduação e residentes”.
Segundo a superintendente do CHU-UFPA, Regina Barroso, além dos avanços estruturais e tecnológicos, a obra reforçou princípios de humanização do cuidado, com ambientes mais confortáveis, acessíveis e funcionais para pacientes e profissionais. “As melhorias garantem maior segurança, acolhimento e integração das equipes, ao mesmo tempo em que ampliam a capacidade assistencial da unidade e reduzem o tempo de espera para procedimentos cirúrgicos”, declarou.
Bloco Cirúrgico
A estrutura, com 285m², conta com três salas cirúrgicas equipadas com sistemas de climatização com pressão positiva, filtragem HEPA (tecnologia empregada em filtros de ar com alta eficiência na separação de partículas) e iluminação cirúrgica de alta performance. Dispõe ainda de uma sala de procedimentos reversível para uso cirúrgico, com guichê exclusivo para passagem de materiais ao posto de enfermagem. A Sala de Recuperação Pós-Anestésica (RPA) possui capacidade para quatro leitos monitorados, além de infraestrutura completa de gases medicinais.
Também integram o espaço a sala técnica para armazenamento e manutenção de equipamentos, áreas exclusivas de escovação cirúrgica e sala de observação clínica para monitoramento dos pacientes, entre outros compartimentos.
Clínica Cirúrgica
O novo espaço, com aproximadamente 330m², tem quatro enfermarias, sendo três com cinco leitos e uma com seis leitos, além de um posto de enfermagem. A unidade abriga também uma estrutura de Polissonografia, com duas salas individualizadas, e área de apoio à equipe multiprofissional.
Central de Material e Esterilização (CME)
A nova Central de Material e Esterilização (CME), com 103m², garante segurança no processamento de artigos hospitalares. Conta com vestiário de barreira, área de processamento com sala de lavagem e descontaminação e sala destinada à desinfecção química de materiais termossensíveis.
A estrutura inclui sala de preparo com ambiente controlado para montagem de kits e embalagens, além de área de esterilização equipada com três autoclaves de barreira (equipamento de esterilização projetado para criar uma barreira física contra a contaminação durante o ciclo de esterilização). Os materiais esterilizados contam com controle rigoroso de temperatura e umidade, além de sistema de rastreabilidade. Complementam o setor um depósito de materiais de limpeza (DML) exclusivo, destinado à organização e higienização dos ambientes técnicos.
Setor de Apoio Diagnóstico
O espaço, com 87m², conta com salas especializadas para eletrocardiograma e ecocardiograma. Dispõe de ambiente específico para densitometria óssea e sala de raio-X, ambos com isolamento adequado para equipamentos emissores de radiação. O setor também possui sala de coleta de sangue e sala exclusiva para análise e emissão de laudos.
Complementam a estrutura dois ambulatórios, sala de patologia para análise laboratorial, sala de observação com quatro leitos e posto de enfermagem, sala de utilidades e DML.
Setor de Apoio à Nutrição Clínica
A estrutura de 31m² contempla sala de controle de despensa para gerenciamento de estoque e registro de insumos alimentares, além de despensa geral para armazenamento de gêneros alimentícios e despensa exclusiva para nutrição enteral.
O ambiente dispõe de sala de preparo de pequenas refeições e área de distribuição, equipada para a montagem e envio de dietas individualizadas, bem como sala administrativa destinada à equipe de nutricionistas.
Sobre a Ebserh
O CHU-UFPA faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Reportagem: Elenita Araújo, com contribuição de George Miranda e edição de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh