Galeria de Imagens
SAÚDE PÚBLICA
Hospitais da Rede Ebserh sediam evento nacional do Programa ‘Mais Médicos Especialistas’
Brasília (DF) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) teve participação expressiva no ato nacional “Agora Tem Especialistas: ações de formação e provimento”, realizado pelo Ministério da Saúde (MS) nesta sexta-feira (26). O evento, que apresentou oficialmente os profissionais do Programa Mais Médicos Especialistas (PMME), aconteceu simultaneamente em dez instituições pelo país, cinco delas administradas pela Ebserh.
A participação da Rede Ebserh neste Programa consiste em promover atividades formativas, incluindo supervisão, mentorias e imersão hospitalar. Nesta primeira chamada, 322 profissionais foram distribuídos em 24 estados para atuarem em serviços municipais e estaduais no Sistema Único de Saúde (SUS).
Por vídeo, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha destacou o impacto na ampliação da assistência, especialmente em regiões com escassez de profissionais. “Agradeço às instituições formadoras de excelência, os hospitais universitários federais da Ebserh e os hospitais do Proadi-SUS, que contribuem tão fortemente com esse grande programa”, disse.
Para o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, a estatal tem papel estratégico nesse processo, na formação de profissionais e especialistas em saúde. “Além da atuação no ensino, a Ebserh também tem ampliado o acesso da população à atenção especializada, por meio dos mutirões ‘Dia E – Ebserh em Ação’, realizados em parceria com o Programa ‘Agora Tem Especialistas’. Na edição mais recente, em 13 de setembro, os 45 hospitais da Rede Ebserh registraram 34.290 procedimentos em todo o país”, ressaltou Chioro.
Participaram do acolhimento o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC), o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), o Complexo Hospitalar Universitário da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA); o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA); e o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG).
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo, com edição de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh