Notícias
HUMANIZAÇÃO
Hospitais da Rede Ebserh realizam festas juninas por todo o país
Brasília (DF) – A cultura religiosa, folclórica e artística do Brasil é marcante no mês de junho com festejos juninos. Visando a humanização do atendimento de saúde e a melhoria do clima organizacional, diversos hospitais filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), realizaram festas juninas envolvendo pacientes, acompanhantes e funcionários. Veja como foi.
HC-UFPE
O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE) realizou o “Arraiá do Brincando com Arte”, idealizado para pacientes pediátricos diagnosticados com diabetes, além de pais e responsáveis. A festividade contou com ambientação e comidas típicas, barraca do abraço, correio elegante, teatro e quadrilha de São João. Tatiana Carmo, mãe de Arielly, de 6 anos, destacou como o projeto Brincando com Arte é importante. “As dinâmicas e o zelo do projeto têm a ajudado minha filha a se sentir mais confortável durante o tratamento, que às vezes é complicado”, comentou.
HUB-UnB
O Hospital Universitário de Brasília da Universidade de Brasília (HUB-UnB) realizou diversas atividades durante o mês de junho. As unidades Cardiovascular e de Clínica Geral receberam festas juninas, enquanto que no ambulatório de dermatologia pediátrica um grupo de voluntários distribuiu arcos de cabelo para as meninas e bigode para os meninos. Já na Unidade de Oncologia teve música, brincadeiras de argola e pescaria, comida típica e decoração especial. Pacientes, acompanhantes e ex-pacientes participaram da festa. “Estamos tendo um dia diferente, bem alegre. O tempo até passa mais rápido”, completa a diarista Zilma de Melo, que desde 2014 trata o câncer de mama.
Mejc-UFRN
A Maternidade Escola Januário Cicco da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Mejc-UFRN) realizou o “I Arraiá das Mães da UTI Neonatal”, uma oportunidade de promover a integração e o acolhimento entre as mães que criaram um vínculo durante o tempo em que estavam acompanhando o internamento de seus filhos, com as mães que hoje estão com seus bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da maternidade. Também foi realizado a segunda edição do “Arraial do Januário”, recheado de muito forró, comidas típicas, brincadeiras e uma decoração toda especial.
HC-UFG
O Arraiá do HCê, realizado no estacionamento do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) envolveu professores, acadêmicos e profissionais das áreas da saúde e administrativa. Eles puderam saborear comidas típicas, como canjicas, arroz doce, tortas, bolos, caldos, espetinhos, amendoins e outras delícias.
HU-Furg
Um arraial foi montado na Unidade de Pediatria do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), com o objetivo de humanizar a internação, não só para os pequenos pacientes, mas também para as mães e acompanhantes. Os profissionais estavam trajados com roupas características, o ambiente decorado a rigor, a música animando o cenário e a mesa farta com comidas e bebidas típicas da culinária junina, tendo o cuidado de atender as necessidades nutricionais das crianças.
HU-Univasf
Arraiá no hospital não tem fogos e fogueira, mas forró e animação não faltaram na comemoração do Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf). Os corredores foram decorados com balões e bandeirolas, e a barraquinha de comidas serviu todas as delicias típicas dessa época. Esta foi a terceira edição do “Arraiá do HU”. Para a paciente Eliseuma Silva, de 37 anos, o evento mudou o seu estado de espirito. “Eu estava aborrecida porque não iria poder ir à festa esse ano, mas o pessoal levantou o meu astral. Adorei, foi muito divertido”, afirmou.
HU-UFMA
Os corredores da o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) foram percorridas pelo grupo Boi Brilho do Sesc, levando alegria aos pacientes, acompanhantes e funcionários. Pacientes do Setor de Hemodiálise, por sua vez, puderam confeccionar enfeites para decorar o setor, participar de brincadeiras típicas e também assistir, belas apresentações de Bumba meu Boi. Colaboradores dos setores administrativos também se uniram para organizar uma bela confraternização.
HUJBB-UFPA
O Grupo de Trabalho de Humanização do Hospital Universitário João de Barros Barreto da Universidade Federal do Pará (HUJBB-UFPA) ajudou a desenvolver diversas atividades, com o grupo Bem Viver do Barros. Na Brinquedoteca e na Pediatria, houve quadrilhas, escolha de misses, brincadeiras, comidas típicas e distribuição de brinquedos, com o Programa Classe Hospitalar. Já o Projeto Tenda do Bom Samaritano, realizado por acadêmicos da Universidade da Amazônia (Unama), promoveu brincadeiras, brindes e lanches com as crianças da Pediatria, enquanto que a equipe de cuidados da Clínica Médica comemorou junto aos pacientes. Ainda, o Serviço de Atendimento Especializado realizou uma festa junina com performance musical, dinâmicas de motivação junina e lanche com comidas da época.
HULW-UFPB
A segunda edição do “Arraiá do HU” animou a comemoração do Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB). Com clima de confraternização e muita alegria entre os colaboradores, o arraiá, promovido pela equipe da Divisão de Gestão de Pessoas, contou com comidas típicas, sorteios de brindes, e a participação de um trio pé de serra que fez todo mundo arrastar o pé no refeitório com muito forró. No final do arraiá, foi sorteado um balaio junino. “Todos aproveitando muito, maravilhosa! Sanfoneiro bom, comida boa, tudo de bom!” disse animada a nutricionista Adriana Carvalho.
HE-UFPel
O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) organizou uma festa junina com decoração, painel fotográfico e brincadeiras para as crianças, como "pescaria" e "rabinho no burro". Foi montada uma mesa com comidas típicas como rapadurinha de leite, pé de moleque, bolo de aipim, pipoca, refrigerante e chá. Além disso, a ginástica laboral, normalmente praticada nos setores, foi realizada em grupo e desenvolvida de acordo com a temática junina.
HC-UFMG
O “Arraiá Du Bem Agacê” foi um importante momento de integração, encontro e confraternização dos trabalhadores do Hospital das Clínicas da UFMG (HC-UFMG). Mais de 900 pessoas, entre trabalhadores, familiares e amigos, estiveram presentes na festa junina organizada pela Unidade de Comunicação da instituição. Mas a iniciativa não se resumiu só a diversão: ela também foi um importante momento de solidariedade.
Quase uma tonelada de alimentos não-perecíveis foi arrecadada na troca de ingressos para o arraiá. Macarrão, leite, óleo, açúcar, farinha de trigo, feijão e arroz foram os itens mais recebidos. As doações foram encaminhadas para duas instituições: Casa de Acolhida Padre Eustáquio, que atende famílias de crianças internadas no HC-UFMG, e Cidade Ozanam da Sociedade de São Vicente de Paulo.
Coordenadoria de Comunicação social da Ebserh