Notícias
EBSERH EM AÇÃO
HE-UFPel realiza nesse sábado (14/12) mutirão de cirurgias e exames durante ação nacional da Ebserh
Pelotas (RS) - No próximo sábado, dia 14 de dezembro, o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizará um mutirão de exames e procedimentos cirúrgicos dentro do projeto “Ebserh em Ação”. Na ocasião, serão realizadas 24 ecografias mamárias, 50 tomografias, 40 mamografias, seis endoscopias digestivas, seis colonoscopias, duas histerectomias total, duas amputações cônicas de colo uterino, duas setorectomias, uma herniorrafia inguinal e uma retirada de cisto tireoglosso, para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A ação, chamada também de “Dia E”, tem por objetivo a redução do tempo de espera por exames e cirurgias. Todos os pacientes são encaminhados pelo Serviço de Regulação do Município.
A iniciativa faz parte do projeto “Ebserh em Ação”, que consiste em um mutirão que busca ampliar os atendimentos por meio de cirurgias, exames e procedimentos em todo o país, além de se integrar à estratégia nacional para diminuir as filas do SUS. O esforço conjunto busca promover também o envolvimento dos programas de residência dos hospitais e universidades, promovendo o ensino em Saúde.
De acordo com a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado e Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Patricia Noguez, "esta ação dá celeridade as filas de espera e aos diagnósticos, possibilitando iniciar o tratamento em tempo mais oportuno."
Os exames e procedimentos ocorrerão, durante todo o dia, na Unidade de Diagnóstico por Imagem e Diagnósticos Especializados, nos prédios do Hospital Escola e na Faculdade de Medicina e no Centro Cirúrgico e a previsão é de atender 134 pacientes.
Sobre a Ebserh
O HE-UFPel faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paulina Oliveira, com colaboração de Clarice Becker e revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh