Notícias
PESQUISA CLÍNICA
Estudo nacional para diagnóstico de colesterol alto tem participação de hospitais da Rede Ebserh
Participantes serão monitorados por meio de avaliações médicas e nutricionais, orientações alimentares personalizadas, além de coleta de exames laboratoriais. Imagem ilustrativa: Freepik
Brasília (DF) – Hospitais universitários vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) estão participando de um estudo clínico inédito de escala nacional, coordenado pelo Instituto de Pesquisa do Hospital do Coração (HCor) e patrocinado pela Associação Beneficente Síria-HCor. A pesquisa conta com apoio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).
Fazem parte do estudo o Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP-UFMS), Hospital Universitário Júlio Müller da Universidade Federal do Mato Grosso (HUJM-UFMT), Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam) e o Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC).
A sondagem é parte do projeto “Efeito da Alimentação Cardioprotetora Brasileira adaptada e suplementada com fitosteróis e/ou óleo de krill em pacientes com hipercolesterolemia familiar” (DICA-HF). Na pesquisa, os participantes terão acesso a orientações que estimulam a alimentação saudável para quem tem risco para doenças cardiovasculares (excesso de peso, diabetes, hipertensão etc.).
O programa DICA é validado pelo Ministério da Saúde e atualmente é praticado em diversos serviços de saúde pública e privada, sendo utilizado como prática da atenção primária no Sistema Único de Saúde.
Participação
Poderão fazer parte do DICA-HF:
-
Pessoas a partir de 16 anos com diagnóstico provável ou definitivo de HF (de acordo com critérios clínicos);
-
Que estejam em uso de estatinas ou estatinas com ezetimiba há pelo menos 6 semanas;
-
Que não apresentem condições como alergias alimentares graves, obesidade grau III, doenças autoimunes ou medicamentos que possam interferir no estudo.
Os voluntários passarão por uma triagem e, se elegíveis, serão acompanhados durante 120 dias, com:
-
Avaliações médicas e nutricionais gratuitas;
-
Orientações alimentares personalizadas;
-
Suplementos fornecidos sem custo (ou placebo, conforme sorteio aleatório);
-
Coleta de exames laboratoriais e acompanhamento contínuo com a equipe de pesquisa.
Saiba mais sobre a respeito do projeto na página da iniciativa.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh