Galeria de Imagens
DIA DA EDUCAÇÃO
Ensino nos HUs forma profissionais de excelência para o SUS
Brasília (DF) - Celebrado em 28 de abril, o Dia da Educação é mais do que uma data simbólica, evoca o pensamento de Paulo Freire, patrono da educação brasileira, que dizia: “Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante”. Nos 45 hospitais universitários geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) esse princípio ganha vida na prática diária de mais de 55 mil alunos de graduação, mais de 8.500 residentes e em mais de 1.000 programas de residência em todo o país.
Nascida e criada em Ipatinga (MG), a cirurgiã-dentista Iza Travenzoli foi acolhida pela Bahia há três anos. Atualmente, ela cursa o segundo ano da Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto no Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia (Hupes-UFBA). Para ela, a vivência no hospital universitário tem sido transformadora na jornada acadêmica: “Aqui, temos a oportunidade de atender pacientes de diferentes cidades, tendo contato com diversas patologias e suas manifestações, o que aprimora nosso aprendizado e nos capacita para levar um cuidado mais qualificado a outros pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)”, relata.
A jovem residente relembra com carinho um momento especial: “Recordo o momento em que participamos pela primeira vez da comemoração da ‘pega da medula’ de uma paciente após o transplante de células-tronco hematopoiéticas. Jamais esqueceremos essa experiência. Esses momentos enriquecem nossa prática profissional e nos mostram que estamos no caminho certo”, diz.
Apaixonada por saúde pública, Iza destacou, ainda, que a residência proporciona um leque de oportunidades no atendimento aos pacientes internados em todas as enfermarias do hospital e no ambulatório.
Evidências em números
A recente Pesquisa de Satisfação do Ensino (PSE) da Ebserh, realizada entre outubro e dezembro de 2024, reforça a relevância dos hospitais universitários como ambientes de aprendizado. Com 7.474 participantes, incluindo estudantes, residentes, docentes e preceptores, a pesquisa mostrou que 92,7% dos respondentes indicaram os hospitais da Ebserh, e 87,5% reconheceram que a prática nos hospitais universitários contribui para sua formação profissional. "A nossa missão é propiciar um ambiente de prática de excelência para a formação de profissionais qualificados, atuantes e transformadores para o Sistema Único de Saúde (SUS)", enfatizou a diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação, Cristiane Carvalho
Nesse contexto, os alunos de graduação e residentes acompanham diretamente o cuidado prestado a pacientes nos ambulatórios, enfermarias e nas unidades de terapia intensiva. Também participam de procedimentos nos setores de diagnóstico por imagem, centro cirúrgico, hospital- dia, polo de infusão, hemodinâmica e hemodiálise. “Eles têm uma experiência real na assistência prestada ao paciente, nas diversas áreas e em diferentes níveis de complexidade”, explicou Viviane Sarmento, chefe do setor de Gestão do Ensino do Hupes-UFBA.
O Hupes possui atualmente 357 residentes médicos, distribuídos em 42 especialidades e subespecialidades. Também estão em atividades 44 residentes da residência multiprofissional e 48 residentes uniprofissionais, nas áreas de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Enfermagem Intensiva e Nutrição Clínica.
E vai muito além das residências: o hospital também é referência para treinamento de médicos estrangeiros, especialmente da América do Sul. Desde 2024, passou a receber médicos e profissionais da saúde de Angola, por meio do Programa de Formação em Saúde Brasil-Angola, uma iniciativa da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das relações Exteriores, em parceria com o Ministério da Saúde, o Ministério da Educação e a Ebserh.
No Sul do país, o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), também é um campo riquíssimo de prática para estudantes de graduação, residentes médicos e multiprofissionais. A instituição oferece programas de residência médica em diversas especialidades, como Anestesiologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Dermatologia, Alergia e Imunologia Clínica, Patologia, entre outras. Atualmente, cerca de 205 residentes, entre médicos, multiprofissionais e uniprofissionais, estão em atividade no hospital.
Na área da pesquisa, são desenvolvidos trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e estudos científicos com o apoio das equipes do HU, da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) e de orientações de professores da UFSC. O hospital também conta com um Centro de Pesquisa Clínica, que permite a realização de estudos com alto rigor técnico e foco na melhoria do cuidado à saúde. “O ambiente hospitalar oferece aprendizado real para que os alunos vivenciem o cuidado em saúde de forma ética, técnica e humana, acompanhados por preceptores, professores e profissionais experientes”, explicou Jane da Silva, gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFSC.
Dia da Educação
A celebração do Dia da Educação tem origem no dia 28 de abril de 2000, data em que foi realizado o Fórum Mundial de Educação, em Dakar, no Senegal. A iniciativa reuniu representantes de 180 países, entre eles o Brasil, com o objetivo de discutir os rumos da educação no planeta. Na oportunidade, foi assinada a “Declaração de Dakar–Educação para todos– 200”, uma aliança internacional que reconhece a educação como direito essencial. Desde então, a data reforça a importância do ensino para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa.
Nos Hospitais Universitários (HUs) da Rede Ebserh, que têm como uma de suas principais características a formação de profissionais de saúde, a data ganha ainda mais significado, representando o compromisso diário com a construção do conhecimento e a qualificação de profissionais em todo o Brasil.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Reportagem: Elenita Araújo, com edição de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh