Notícias
PSE
Ebserh divulga resultados da Pesquisa de Satisfação do Ensino
Índice de satisfação entre os participantes da sondagem é de 70,8%. Dados subsidiam a adoção de melhorias nas unidades da Ebserh. Imagem: Arquivo Ebserh
Brasília (DF) – Com o objetivo de identificar pontos de acerto e de melhoria na área de ensino, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realiza anualmente uma pesquisa de satisfação, a PSE. Em 2024, durante levantamento ocorrido entre outubro e dezembro, a sondagem registrou 7.474 participações, divididas entre 4.368 estudantes (incluindo os residentes) e 3.106 docentes e preceptores. O índice de satisfação geral foi de 70,8%.
Esta foi a primeira edição da Pesquisa de Satisfação do Ensino que ouviu residentes, estudantes de graduação, alunos do ensino técnico e os que atuam como professores ou preceptores nos hospitais da Ebserh. O levantamento foi organizado pela Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação em parceria com a Ouvidoria-Geral da Ebserh.
Segundo o estudo, 92,7% do público participante indica os hospitais da Ebserh. O nível de satisfação dos HUFs como cenário de prática é de 70,9%. Cerca de 76% dos estudantes atribuem notas entre 7 e 10 às unidades da estatal. 87% dos respondentes avaliam de forma positiva o conhecimento adquirido na assistência prestada junto ao paciente, enquanto 87,5% registraram que a prática nos hospitais universitários contribui para a formação profissional.
Assim como na Pesquisa de Satisfação do Usuário (PSU), a PSE também atende à lei 13.460/2017, que trata da participação, defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.
Para o ouvidor-geral da Ebserh, Diego Henrique de Souza Rezende, “a PSE foi uma excelente oportunidade de dar voz aos estudantes, residentes, preceptores e docentes e os resultados poderão subsidiar ações de melhoria às condições de ensino e aos cenários de prática, além de apoiar o processo de qualificação dos docentes e dos preceptores, fortalecendo o ensino”, avaliou.
Para a diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação, Cristiane Melo, o grande diferencial da PSE está na diversidade de perspectivas dos diferentes grupos ouvidos durante a pesquisa, o que contribui para uma avaliação mais precisa e qualificada. “Trata-se de uma análise realizada por diversos atores que utilizam o Hospital Universitário como ambiente de prática. A partir dessas informações, poderemos aprimorar a identificação dos pontos prioritários no âmbito do Ensino”, destaca.
A pesquisa está disponível aqui.
Saiba mais sobre a Rede de Ouvidorias da Ebserh neste link.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Raoni Santos
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh