Notícias

“Engenharia Clínica

Ebserh/MEC implanta novo sistema de gerenciamento integrado de equipamentos nos hospitais da rede

Ferramenta online realizará o acompanhamento diário do parque de equipamentos médico-hospitalares da Rede Ebserh/MEC
Publicado em 20/07/2021 15h36 Atualizado em 20/07/2021 17h54
20072021 sistema equipamentos 1

Salvador (BA) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), está implantando na rede de hospitais sob sua gestão o Gets - Sistema de Gerenciamento de Tecnologia de Saúde. Trata-se de um sistema de gerenciamento dos equipamentos médicos com visão integrada e centralizada, desenvolvido pela Universidade de Campinas (Unicamp). Ele funciona de forma online, com acesso pela internet, e tem como objetivo auxiliar o acompanhamento diário do parque de equipamentos médico-hospitalares da Rede Ebserh/MEC. O sistema também visa a padronização na Rede Ebserh/MEC e a possibilidade de obter informações rápidas para a tomada de decisões estratégicas no hospital.

“Essa é a primeira contratação centralizada para sistema de gerenciamento de equipamentos médico-assistenciais. Algumas unidades realizaram contratações descentralizadas para suprir a lacuna. No entanto, como os sistemas não possuíam integração, não havia compartilhamento de informações. Com a contratação, teremos um ganho operacional do ponto de vista de gestão centralizada. Isso traz ganhos como, por exemplo, a possibilidade de acompanhar em tempo real as atividades de manutenções corretivas, preventivas e calibrações dos equipamentos para saúde, promovendo maior confiabilidade e segurança ao usuário”, afirmou o diretor de Administração e Infraestrutura da Rede Ebserh/MEC, Erlon César Dengo.

Dentre os benefícios do Gets estão a disponibilização do histórico completo dos equipamentos, o controle da aquisição de novos aparelhos, a possibilidade de gestão em tempo real de mais de 120 mil itens, a rastreabilidade dos processos que envolvam tecnologias em saúde, a possibilidade de realizar pedidos online de manutenção em equipamentos médicos e hospitalares para a engenharia clínica e acompanhamento das etapas de execução do serviço. Permite ainda realizar estudos de quantitativo de equipamentos ativos e inativos, possibilitando, inclusive, equipar unidades deficientes com o excedente de outras.

Alguns hospitais da Rede Ebserh/MEC já estão utilizando integralmente a ferramenta, enquanto outros estão em processo de cadastro. A data limite para que todas as unidades vinculadas passem a utilizar o sistema em sua plenitude é 31 de dezembro deste ano.

Link de acesso ao sistema: https://gets.ceb.unicamp.br/nec/view/inicio/index.jsf

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Vinculados a universidades federais, essas unidades hospitalares possuem características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh/MEC atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Com informações da MCO-UFBA/Ebserh/MEC