Notícias

Tecnologia

Ebserh/MEC disponibiliza acesso à rede wi-fi mundial para colaboradores das unidades vinculadas

Ação conta com internet gratuita em mais 90 países pelo mundo e 2.800 pontos de acesso no Brasil
Publicado em 13/10/2021 18h21
Profissional da Rede Ebserh poderá utilizar sua própria identificação e senha de acesso da instituição de origem para se conectar à rede sem fio de instituições parceiras

Profissional da Rede Ebserh poderá utilizar sua própria identificação e senha de acesso da instituição de origem para se conectar à rede sem fio de instituições parceiras

novo infoBrasília (DF) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em parceria com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), passou a permitir que profissionais que atuam nas unidades vinculadas à estatal passem a ter acesso à internet sem fio de forma segura em centenas de instituições de ensino e pesquisa. São instituições parceiras com mais de 2.800 pontos de acesso no Brasil e presentes em mais de 90 países. A iniciativa, denominada Eduroam, é um serviço desenvolvido para a comunicação internacional em educação e pesquisa. Confira todos os pontos de acesso da rede Eduroam no mundo.

 Após efetuar o cadastro na base do serviço, seguido da configuração do computador do usuário para conexão com a rede, é possível acessar a web em qualquer dos provedores de serviço. Deste modo, um profissional da Rede Ebserh poderá utilizar sua própria identificação e senha de acesso da instituição de origem (seja hospital ou administração central da Ebserh) para se conectar à rede sem fio.

“O meio acadêmico, de pesquisas e da educação estão cada vez mais globais, através das colaborações de equipes distribuídas por todas as partes, interagindo em todas as áreas acadêmicas. E, por isso, ressalto a importância da Rede Ebserh, que alia ensino, pesquisa e assistência, estar inserida nessa iniciativa”, destacou a diretora de Tecnologia de Informação da estatal, Simone Scholze.

Além da segurança, a Eduroam tem como benefícios a mobilidade, facilidade de uso e sua integração à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), uma federação de identidade, que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras gerenciada pela RNP. “Na Rede Ebserh, atualmente contamos com o serviço disponível no Administração Central e em 22 hospitais universitários. Estamos trabalhando para implantar até o final de 2021 em todas as unidades hospitalares da Rede”, afirmou a diretora.

Para utilizar a rede Eduroam, basta utilizar o login de acesso da Ebserh e em caso de dúvidas as equipes de TI poderão auxiliar na configuração do acesso salienta Gustavo Tibau, chefe de serviço de Infraestrutura e Segurança de Tecnologia da Informação.

Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos das regiões quem que os hospitais estão inseridos.

Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh