Séries Especiais
SÉRIE ABRASCÃO
Ebserh lança sistemas que prometem agilizar cirurgias e qualificar a gestão do cuidado no SUS
Brasília (DF) - A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) lançou neste domingo (30) dois sistemas que possibilitam a coordenação do cuidado, a gestão de filas e a integração com o processo de regulação do acesso nos hospitais universitários federais administrados pela estatal. A apresentação foi no 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão), em Brasília.
"São sistemas desenvolvidos na Ebserh, disponibilizados aos gestores do SUS gratuitamente. Um deles é o sistema de gestão da Lista Cirúrgica (LEC), desenvolvido a partir da experiência dos nossos hospitais universitários. O sistema foi aprimorado e implementado para melhorar e qualificar a gestão cirúrgica", explicou Arthur Chioro, presidente da estatal. "Já o Sistema de Navegação do Cuidado (Sisnav) permite automatizar o acompanhamento das OCIs [Oferta de Cuidados Integrados], e quem está navegando consegue saber o que está acontecendo com os pacientes em tempo real", completou.
O lançamento ocorreu logo após a mesa redonda com o tema “Regulação do acesso na garantia do tempo oportuno e equânime para a atenção integral à saúde: desafios e inovações no SUS”. Chioro ressaltou o trabalho das diretorias de Atenção à Saúde (DAS) e de Tecnologia da Informação (DTI) e de toda a Ebserh para mostrar o quanto o SUS pode se potencializar como rede (foto ao lado).
LEC
O Sistema de Lista de Espera Cirúrgica da Rede Ebserh foi criado para padronizar e qualificar a gestão das listas de espera por cirurgias eletivas. Integrada ao Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), a ferramenta permite o cadastro único de pacientes e a gestão rastreável da fila em ambiente eletrônico, fortalecendo a governança hospitalar, a segurança do paciente e a equidade no acesso às cirurgias do SUS.
O sistema foi inicialmente desenvolvido e implementado pelo Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR), que se tornou referência para a Rede Ebserh na construção do modelo de gestão das listas cirúrgicas e da ferramenta.
Segundo o diretor de Tecnologia da Informação, Giliate Coelho, o LEC permite a gestão de diversas filas simultaneamente. “No sistema é possível cadastrar, por exemplo, requisitos e um checklist para um paciente operar. Não apenas se promove transparência, mas também a otimização de filas para garantir que o paciente realmente possa ser operado”, explicou.
Sisnav
O Sisnav tem como objetivo automatizar o acompanhamento do cuidado aos pacientes que foram regulados para as Ofertas de Cuidados Integrados (OCI). O sistema inclui o cadastro até a conclusão dos procedimentos, além de dados gerenciais e indicadores de efetividade do cuidado. A medida amplia a capacidade de gestão e monitoramento dos processos assistenciais, favorecendo a execução integral e em tempo oportuno das ofertas de cuidado. Acesse https://sisnav.ebserh.gov.br/login.
A diretora de Atenção à Saúde, Lumena Furtado, afirmou que o sistema está sendo disponibilizado aos hospitais federais da rede Ebserh desde outubro deste ano. "Os hospitais da Rede Ebserh com agendamento para as Ofertas de Cuidados Integrados pelo gestor já estão utilizando o sistema para gerenciamento dos pacientes. No entanto, todos os HUF podem utilizar o Sisnav para organizar as linhas de cuidado referentes às OCI, mesmo sem regulação pelo gestor", destacou.
Abrascão
Até o dia 3 de dezembro, a 14ª edição do Abrascão realiza debates, mesas-redondas, painéis, cursos, oficinas e conferências com o objetivo de aprofundar discussões sobre os atuais desafios, mobilizar atores e indicar medidas necessárias para fortalecer o SUS. Durante todo o evento, a Ebserh ainda está presente com um estande que destaca os principais programas e projetos da Ebserh, como o Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHUx), o Exame Nacional de Residência (Enare), dentre outros.
Saiba mais sobre a participação da Ebserh no evento clicando aqui.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh
Fotos: Heloisa Cristaldo - Ebserh