Séries Especiais
SÉRIE ABRASCÃO
Ebserh participa do 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva em Brasília
Brasília (DF) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) é uma das instituições patrocinadoras do 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão). Durante seis dias, o evento reúne autoridades, pesquisadores, professores, estudantes, profissionais de saúde e representantes de movimentos sociais em Brasília.
Neste sábado (29), o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, participou da abertura do congresso e destacou as mudanças pelas quais passa a sociedade atualmente e como a saúde coletiva é fundamental para enfrentar novos e velhos desafios. “Nós vivemos hoje profundas transformações: demográficas, epidemiológicas, nutricionais, climáticas e uma agenda absolutamente desafiadora. E é exatamente a riqueza e pluralidade deste campo que pode impulsionar a produção de respostas para a sociedade brasileira.
Os hospitais da Rede Ebserh são fundamentais nesta ação, seja porque somos grandes produtores de pesquisa, seja porque somos um campo de formação na área da saúde e temos uma enorme responsabilidade, junto com o campo da saúde coletiva, de produzir os avanços que a sociedade brasileira precisa.
Arthur Chioro, presidente da Ebserh
Rômulo Paz de Souza, presidente da Abrasco, mostrou em números como o 14º Congresso se traduz como uma expressão da importância da saúde coletiva a partir da formação acadêmica. “Hoje, temos 102 cursos de pós-graduação voltados a esta área distribuídos no Brasil inteiro, além de 24 cursos de graduação. Entre 2021 e 2024, estes cursos produziram 5,9 mil mestres e mestras, 1,8 doutores e doutoras. Ou seja, uma força de trabalho incrivelmente qualificada para a academia a gestão do SUS, para as várias atividades em que a saúde coletiva se expressa”, destacou.
No domingo (30), o presidente da Ebserh também participou de uma mesa redonda com o tema “Regulação do acesso na garantia do tempo oportuno e equânime para a atenção integral à saúde: desafios e inovações no SUS”. Durante todo o evento, a estatal ainda está presente com um estande que destaca os principais programas e projetos da Ebserh, como o Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHUx), o Exame Nacional de Residência (Enare), dentre outros.
A Maternidade Climério de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia (MCO-UFBA), vinculada à Ebserh, também participou do congresso com um minicurso com o tema Aleitamento por pessoas trans e suas parcerias. O objetivo foi ampliar o olhar dos profissionais de saúde para além da normatividade cisgênero, incentivando abordagens inclusivas e respeitosas às diferentes configurações familiares. O minicurso foi uma oportunidade de capacitar os participantes quanto às possibilidades de indução e manutenção da lactação, valorizando o vínculo afetivo e a autonomia das famílias transgestantes.
Abrascão
Criado em 1986, o congresso é um dos mais importantes fóruns científicos da área da saúde coletiva no mundo. Carinhosamente conhecido como Abrascão, o evento é realizado a cada três anos. Nesta edição, o tema escolhido é “Democracia, equidade e justiça climática: a saúde e o enfrentamento dos desafios do século XXI”. Organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), em parceria com a Fiocruz Brasília, o congresso recebeu 9.980 trabalhos, que serão publicados em forma de resumos nos anais do evento.
De 28 de novembro a 3 de dezembro, a 14ª edição do Abrascão realiza grandes debates, mesas-redondas, painéis, cursos, oficinas e conferências com o objetivo de aprofundar discussões sobre os atuais desafios, mobilizar atores e indicar medidas necessárias para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS).
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh
Fotos: Paula Morena - Ebserh / Ronaldo Pedroso - Ebserh / Erasmo Salomão - SAES-MS