Notícias
PSE 2025
Ebserh inicia nesta quinta (16) a Pesquisa de Satisfação do Ensino
As informações, propostas e sugestões serão avaliadas e consideradas para contribuir na implementação de melhorias no ensino dos Hospitais Universitários Federais (HUFs). Imagem ilustrativa: Freepik.
Brasília (DF) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) começa, a partir desta quinta-feira (16), a edição 2025 da Pesquisa de Satisfação do Ensino. No levantamento, estudantes de graduação e do ensino técnico, residentes, preceptores e docentes podem contribuir por meio do formulário que estará disponível até 14 de novembro.
A PSE será aplicada em todos os 45 hospitais da Ebserh. No Hospital Universitário da Universidade Federal de Roraima (HU-UFRR), ela ocorrerá entre os dias 16 e 30 de outubro, marcando a primeira participação da unidade no levantamento.
O principal objetivo é identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria no ensino. Todas as informações, propostas e sugestões serão avaliadas e consideradas para contribuir na implementação das mudanças nos Hospitais Universitários Federais (HUFs). A pesquisa é realizada pela Ouvidoria-Geral da Ebserh em parceria com a Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação (DEPI).
O formulário é simples, objetivo e pode ser preenchido de forma anônima. Estão inclusas perguntas sobre serviços, cenário de prática, infraestrutura, além de preceptoria e formação profissional para os estudantes e residentes.
Segundo a ouvidora-geral substituta da Ebserh, Patrícia Quintana, a PSE é uma ferramenta essencial para ouvir quem vivencia o ensino na prática. “Cada resposta representa uma oportunidade real de aprimorar o ensino, a prática e a convivência nos hospitais universitários, que são espaços de integração entre assistência, ensino e pesquisa”, destacou.
Patrícia reforça ainda que a escuta qualificada é um dos pilares da gestão pública eficiente. “Nosso compromisso é transformar percepções e sugestões em ações concretas de melhoria. Contamos com a participação de todos para fortalecer a qualidade da formação em saúde e o papel da Ebserh no fortalecimento do SUS.”
Anos anteriores
Em 2024, durante levantamento ocorrido entre outubro e dezembro, a sondagem registrou 7.474 participações, divididas entre 4.368 estudantes (incluindo os residentes) e 3.106 docentes e preceptores. O índice de satisfação geral foi de 70,8%.
Segundo o estudo, 92,7% do público participante indica os hospitais da Ebserh. O nível de satisfação dos HUFs como cenário de prática é de 70,9%. Cerca de 76% dos estudantes atribuem notas entre 7 e 10 às unidades da estatal. 87% dos respondentes avaliam de forma positiva o conhecimento adquirido na assistência prestada junto ao paciente, enquanto 87,5% registraram que a prática nos hospitais universitários contribui para a formação profissional.
Desde 2019, o resultado da pesquisa serviu como base para a destinação de recursos, antes com foco específico nas residências. A partir do ciclo de 2020, foi criado o Programa de Desenvolvimento das Residências em Saúde (Pro-Res) para estimular o HUF a criar planos de melhorias com foco na qualificação da formação de residentes, serviços ofertados e infraestrutura do cenário de prática.
Até 2023, o levantamento era feito apenas com residentes. Com a ampliação do público, é possível pensar em ações alinhadas com o planejamento estratégico, que possui como objetivos aprimorar as condições de ensino e os cenários de prática e apoiar o processo de qualificação dos docentes e preceptores.
Confira os resultados das pesquisas anteriores através deste link.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh