Galeria de Imagens
TECNOLOGIA
Ebserh formaliza acordo para apoiar startups e empresas de base tecnológica em saúde
São Paulo (SP) – Hospitais gerenciados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) reforçam seu papel de apoiadores da inovação em saúde a partir do Acordo de Cooperação Técnica assinado hoje (24), em São Paulo, durante reunião do Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial em Saúde (Geceis). A estatal, o Ministério da Saúde (MS), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Organização Panamericana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) desenvolverão ações conjuntas de suporte a startups e empresas de base tecnológica em saúde.
“A Rede Ebserh - composta por 45 hospitais universitários federais - será ambiente de experimentação, testes e validação de soluções inovadoras em saúde”, explica Arthur Chioro, presidente da estatal. Segundo o acordo, a Ebserh também irá apoiar a definição de desafios tecnológicos baseados em problemas reais dos hospitais, especialmente nas áreas de gestão hospitalar, dispositivos médicos, telemedicina e digitalização em saúde.
Com a diversidade e capilaridade de seus hospitais, a Rede irá, ainda, facilitar a interação entre startups, empresas de base tecnológica e equipes clínicas, de engenharia e gestão hospitalar, promovendo a transferência de conhecimento e o aprimoramento tecnológico. Todas as evidências serão coletadas e sistematizadas sobre a eficácia e o impacto das soluções testadas, contribuindo para a avaliação de tecnologias em saúde (ATS).
Parcerias e investimentos
O Acordo de Cooperação Técnica foi um dos anúncios feitos pelo ministro Alexandre Padilha durante a reunião plenária do Geceis. Ele também celebrou o investimento histórico de R$ 15 bilhões no setor industrial do país para ampliar a produção nacional de produtos estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliar a oferta de medicamentos e vacinas para a população. Saiba mais.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh, com informações do Ministério da Saúde.