Galeria de Imagens
MODERNIZAÇÃO
HULW-UFPB/Ebserh comemora 45 anos com inauguração da nova fachada e anúncio de investimento em ressonância magnética
João Pessoa (PB) – Com um investimento que soma mais de R$ 19,6 milhões, o Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), inaugurou sua nova fachada nesta quinta-feira (27). O evento contou com a presença de autoridades acadêmicas, lideranças institucionais, parlamentares e colaboradores.
A entrega corresponde à última etapa da obra de reestruturação e revitalização das fachadas do Lauro Wanderley, que demandou recursos oriundos de emendas parlamentares. Na cerimônia, também foi assinada uma ordem de serviço no valor de R$ 8 milhões para aquisição de um novo aparelho de ressonância magnética (RM).
O presidente da estatal, Arthur Chioro, destacou a relevância do HULW na assistência humanizada e de alta qualidade por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), cumprindo seu papel no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação. “Sem abrir mão de sua missão educacional e formativa, este hospital tem o compromisso de ser cada vez mais um hospital do SUS, um hospital no SUS e um hospital para o SUS”, enfatizou.
O superintendente, Alexandre Medeiros, destacou que, para além da dimensão arquitetônica, a revitalização da fachada representa segurança aos usuários e profissionais da instituição. “Estamos trabalhando para continuar transformando o HULW em um hospital do futur. Com a renovação do parque tecnológico, teremos a estrutura mais moderna de ressonância da Paraíba”, disse.
Já a reitora da UFPB, Terezinha Domiciano, enfatizou o ensino e a assistência integral à saúde. “São 45 anos de excelência no trabalho desenvolvido em prol de toda a nossa sociedade. O HULW faz parte de um grande complexo de formação de profissionais que tem como princípio fundamental cuidar das pessoas”, observou.
Entre os benefícios da nova fachada estão maior segurança, principalmente para as pessoas que transitam no entorno do edifício, eficiência, melhor ventilação e iluminação nas dependências do HULW, além da garantia de mais acessibilidade com a readequação da entrada principal e a instalação da rampa de emergência.
Casas legislativas da Paraíba unem-se para promover o HULW
A Câmara Municipal de João Pessoa e a Assembleia Legislativa da Paraíba realizaram uma sessão solene conjunta no hospital como parte das comemorações pelo aniversário.
Na Câmara Municipal, a iniciativa foi autoria dos vereadores Milanez Neto e Marcos Henriques. “Nós, da classe política, temos a obrigação de contribuir com um hospital tão importante”. Na Assembleia, a propositura foi iniciativa da deputada estadual Cida Ramos. “O HULW é fundamental para o povo paraibano, sendo referência para o ensino, para a pesquisa e para o sistema de saúde do nosso estado”, frisou a parlamentar.
A gestão do hospital prestou homenagens a deputados e senadores da bancada paraibana que destinaram emendas parlamentares para o Hospital e a ex-superintendentes.
Veja reunião itinerante do Conselho de Administração da Ebserh, ocorrida no HULW-UFPB.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos, com edição de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh