Galeria de Imagens
SUSTENTABILIDADE
Ebserh destaca papel dos hospitais universitários na resposta às mudanças climáticas durante o Seminário Hospitais Saudáveis
São Paulo (SP) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) reforçou o protagonismo dos hospitais universitários federais na promoção da sustentabilidade e na resposta às mudanças climáticas. O tema foi destaque da participação do vice-presidente da estatal, Daniel Beltrammi, no Seminário Hospitais Saudáveis, realizado na última quarta-feira (29) no auditório do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
O encontro reuniu especialistas nacionais e internacionais em torno do tema “Clima é saúde, saúde é clima”, com foco em como o setor pode se preparar para os impactos ambientais e contribuir de forma ativa para a mitigação da crise climática.
Painel sobre riscos e resposta climática
O painel contou com as presenças de Carlos Dora, professor visitante de Clima, Saúde e Políticas Públicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e ex-coordenador de Saúde e Meio Ambiente da Organização Mundial da Saúde (OMS), e Lucas Perez, gerente executivo de Jurídico, Compliance, Riscos e Processos da Beneficência Portuguesa.
Durante o debate, os especialistas ressaltaram que os sistemas de saúde estão na linha de frente das consequências das mudanças climáticas – como eventos extremos, surtos de doenças e pressões sobre a infraestrutura – e, ao mesmo tempo, possuem papel estratégico na promoção de respostas sustentáveis, resilientes e integradas.
Compromissos da Ebserh com sustentabilidade e resiliência
O vice-presidente da Ebserh, Daniel Beltrammi, apresentou os compromissos da estatal com a sustentabilidade ambiental e a gestão climática dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ele destacou que a Ebserh, responsável pela administração de 45 hospitais universitários federais em 25 estados, responde por cerca de 3% das compras públicas da União — o que confere à empresa um papel relevante na indução de práticas sustentáveis no setor público de saúde.
Beltrammi também enfatizou que a média de conformidade ambiental hospitalar da rede é de cerca de 60%, com algumas unidades já alcançando índices de 70%. Ele lembrou, ainda, que a Ebserh publicou recentemente sua nova Política Ambiental, disponível ao público no portal institucional da empresa.
Entre as metas apresentadas, estão:
-
Conectar 80% da rede Ebserh ao mercado livre de energia até 2027, priorizando fontes renováveis;
-
Duplicar o volume de insumos adquiridos da agricultura familiar nos próximos ciclos;
-
Implantar programas internos de adesão aos planos de sustentabilidade ambiental, incluindo inventários de emissões de carbono;
-
Reduzir o desperdício de água e energia por meio de investimentos em infraestrutura hospitalar mais eficiente.
Hospitais universitários como protagonistas da transição verde no SUS
Beltrammi também ressaltou que os hospitais universitários, por integrarem as dimensões de assistência, ensino e pesquisa, têm potencial singular para liderar a transição sustentável no setor público de saúde. “Não há futuro para os sistemas de saúde sem sustentabilidade. Precisamos formar novas gerações de profissionais com consciência ambiental e situacional, capazes de compreender que cuidar da saúde também é cuidar do planeta”, afirmou o vice-presidente.
Ao encerrar sua participação, Daniel Beltrammi agradeceu a oportunidade de representar a Ebserh e reafirmou o compromisso da empresa com uma gestão pública inovadora, sustentável e socialmente responsável, voltada ao fortalecimento do SUS e à proteção das populações frente aos riscos climáticos.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh