Notícias
Exame Nacional de Residência
Edital publicado estabelece prazo de adesão complementar ao Enare para instituições participantes do Pró-Residências
Brasília (DF) – Nesta quinta-feira (30), foi publicado edital complementar de adesão ao Enare, o Exame Nacional de Residência, para instituições participantes dos editais Pró-Residências para a concessão de bolsas financiadas pelo Ministério da Saúde - MS.
O Pró-Residência tem o objetivo de incentivar a formação de especialistas, em especialidades e regiões prioritárias do SUS. Dois editais Pró-Residências estão publicados para adesão de instituições públicas e privadas sem fins lucrativos: um para a área médica, e outro área profissional da saúde - uniprofissional e multiprofissional.
A adesão complementar ao Enare poderá ser realizada no período de 24 a 28 de novembro e a divulgação da lista atualizada de instituições, programas e vagas ofertadas está prevista para o dia 12 de dezembro. A escolha das instituições pelos candidatos está prevista para 22 de janeiro de 2026.
Saiba mais a respeito dos processos seletivos nas páginas dedicadas:
Aplicação das provas
A provas do Enare, coordenado pela Ebserh em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, e do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram aplicados no dia 19 de outubro. Foram mais de 45 mil participantes presentes no Enare e 88 mil no Enamed.
Sobre os exames
O Exame Nacional de Residência é um processo seletivo realizado para candidatos que tem interesse em ingressar em Programas de Residência Médica e de Residência em Área Profissional da Saúde – Multi e uniprofissional. O objetivo é democratizar acesso às áreas de residência médica e otimizar a ocupação de vagas.
Uma novidade desta edição foi a integração do Enare com o Enamed. O Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica trata-se de exame obrigatório para todos os concluintes do curso de medicina e o resultado pode ser utilizado no Enare para concorrer as vagas dos programas de residência médica de acesso direto. Profissionais médicos já formados tiveram a oportunidade se inscrever no Enamed e utilizar os resultados no Enare para as especialidades médicas de acesso direto.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh