Notícias

Pluralidade

Ebserh abre processo eleitoral para a escolha do representante dos empregados no Conselho de Administração

O representante escolhido ocupará uma cadeira no CA pelo período de dois anos
Publicado em 25/06/2020 17h17
Inscrições podem ser feitas de 26 de junho a 7 de julho e a votação ocorrerá de forma virtual de 17 a 19 de agosto

Inscrições podem ser feitas de 26 de junho a 7 de julho e a votação ocorrerá de forma virtual de 17 a 19 de agosto

Brasília (DF) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) iniciou, nesta quinta-feira, 25, um processo eleitoral para a escolha do novo representante dos empregados no Conselho de Administração (CA) da instituição. Neste pleito, diferentemente do anterior, as candidaturas deverão ser cadastradas de forma individual, não havendo disputa por chapas. Podem disputar a eleição empregados públicos ativos, conforme os critérios estabelecidos em edital tais como experiência e formação mínima, por exemplo, dentre outras exigências legais.

O representante escolhido ocupará uma cadeira no CA pelo período de dois anos, permitidas, no máximo, três reconduções consecutivas precedidas de nova eleição. Assim como aos demais membros, cabe ao representante dos empregados atuar conforme as competências do órgão, como, por exemplo, fixação das orientações gerais das atividades da Ebserh, aprovação do orçamento e programa de investimentos e condução de questões em que não haja previsão estatutária.

Para a presidente da Comissão Eleitoral, Iára Guerra, a representatividade da classe trabalhadora no CA vai além de uma obrigatoriedade legal. “A eleição do representante dos empregados é uma oportunidade de consolidar um ambiente democrático e plural na Ebserh. Trata-se de um processo eleitoral eletrônico seguro e transparente, com condições iguais para os candidatos exporem suas ideias durante a campanha, que é breve e não incidirá em gastos públicos”, explica.

Inscrições e obrigações

Os interessados em se candidatar devem fazê-lo por meio do módulo Eleição do Sistema de Informações Gerenciais (SIG) da Ebserh, 26 de junho a 7 de julho, além do envio, por e-mail, da documentação exigida em edital. Após a divulgação da relação definitiva das candidaturas habilitadas à eleição, haverá um período para a campanha, sendo as despesas custeadas pelos próprios candidatos.

A eleição será realizada de 17 a 19 de agosto, também pelo SIG, podendo votar os empregados que participam do colégio eleitoral previsto em edital. O processo eletrônico de votação resguardará o sigilo e a liberdade do voto. A Comissão Eleitoral garantirá ampla divulgação, por meio dos veículos internos de comunicação da Ebserh, da data, horário e local de apuração dos votos. Será considerado eleito o candidato que obtiver a maioria absoluta dos votos válidos, não computados os votos brancos e nulos.

Se no primeiro turno, nenhum candidato alcançar a maioria absoluta dos votos válidos, será realizada nova votação, no prazo de até 30 dias, quando concorrerão apenas os dois candidatos mais votados, sendo considerado eleito aquele que obtiver a maioria absoluta dos votos válidos. A posse está prevista para o mês de setembro.

Integrantes do CA

A participação dos empregados no Conselho de Administração está prevista na Lei 13.303/2016 e no Estatuto Social da Ebserh. Além do representante dos empregados, o CA é formado por três membros indicados pelo Ministério da Educação (MEC), pelo presidente da Ebserh, por um membro indicado pelo Ministério da Economia, por dois membros indicados pelo Ministério da Saúde e por um membro indicado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Os colaboradores da Rede Ebserh podem saber mais sobre a eleição por meio do acesso restrito na página da eleição na intranet. Já o cidadão pode saber mais sobre o Conselho de Administração no portal da Rede Ebserh.

Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh

Trabalho, Emprego e Previdência