Galeria de Imagens
EBSERH EM AÇÃO | AGORA TEM ESPECIALISTAS
Dia E no Huap-UFF: mais de 200 atendimentos especializados foram ofertados neste sábado (13)
O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), concluiu o mutirão do ‘Dia E – Ebserh em Ação’. Em levantamento realizado na segunda-feira (15), às 15h30, foram registrados mais de 200 atendimentos realizados no último sábado (13). A iniciativa, feita em parceria com o Programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde (MS), aconteceu nos 45 Hospitais Universitários Federais da Rede com o objetivo de ampliar o acesso a serviços especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O diretor do Programa “Agora Tem Especialistas”, Rodrigo Oliveira, acompanhou a atuação dos profissionais no Huap e destacou a importância da iniciativa para a população. “São mais de 29 mil procedimentos no Brasil todo, mais de 20 mil pessoas atendidas, acelerando filas, diminuindo o tempo de espera, levando saúde e articulando com todo o processo de formação, pois são centenas de residentes e estudantes da área da saúde construindo esse maravilhoso Dia E”, ressaltou.
Felipe Roitberg, Coordenador de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica da Ebserh, enfatizou o papel da rede de hospitais universitários para a ampliação do acesso à saúde. “É um pedido do Governo Federal e do presidente Lula, para que a gente aumente o acesso da população a mais especialistas. Só aqui no Huap-UFF falamos de atendimentos que as pessoas não têm acesso, como cirurgias oncológicas, por exemplo, além tomografias, mamografias, ultrassom, colonoscopia, entre outras, ampliando o atendimento e reduzindo a espera”, pontuou.
Dentre as autoridades, também estiveram presentes Ana Valéria Dantas, representante da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, André Saint-Martin, representando a Secretaria de Saúde de Niterói, e Marcelo Costa Velho, Secretário de Saúde de Maricá.
Atendimentos realizados
Durante a ação, foram ofertados exames de mamografia, ultrassonografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada, medicina nuclear, colonoscopia, ecocardiograma transtorácico e raio-x. Também foram realizadas consultas nas especialidades de genética e cardiologia, além de cirurgias de oncologia, neurologia, ortopedia, urologia, pediatria e otorrinolaringologia. O número já foi maior do que a primeira edição do mutirão de 2025, realizado em 05 de julho, quando totalizou 59 atendimentos no total.
Esse resultado reflete o esforço dos profissionais para ampliar e qualificar os serviços oferecidos. Segundo o superintendente do Huap-UFF, Beni Olej, a ação envolveu toda a instituição e reforçou o compromisso no atendimento à população. “Neste mês, o SUS comemora 35 anos de existência, então nada melhor para celebrar do que essa ação, que conta com um número enorme de especialistas e oferece um atendimento humanizado, de qualidade, com diversos procedimentos, e um grande esforço pra reduzir o tempo de espera nas filas, então parabéns a toda equipe do Huap-UFF e à Ebserh”, afirmou.
A gerente de Atenção à Saúde do Huap, Aurea Grippa, agradeceu a mobilização dos mais de 100 profissionais que estiveram presentes no mutirão, dentre médicos, residentes e equipe multiprofissional, infraestrutura e hotelaria. “É um esforço coletivo da gestão para trazer assistência, ensino e pesquisa, por isso é uma gratidão ter os profissionais aqui acolhendo nosso público do SUS”.
Pela saúde pública
O ‘Dia E – Ebserh em Ação’ é uma resposta concreta para os usuários do SUS que estão aguardando o atendimento especializado. Durante o mutirão, os pacientes compartilharam suas histórias e relataram a importância desta ação para o acesso à saúde. É o caso de Elizabeth Chaves de Souza, que realizou procedimento de infiltração na coluna na neurocirurgia. “Eu sofro de coluna há mais de 20 anos, não podia andar, dormir, sentar, e creio que, daqui para frente, serei bem feliz com esse procedimento que acabei de fazer”, afirmou.
Para João Paulo Chevrand Latini, residente da neurocirurgia, foi uma oportunidade de contribuir ainda mais com a saúde pública. “Eu nunca tinha participado de um mutirão antes, e foi excelente para o aprendizado, uma experiência muito positiva, tanto para a equipe do hospital quanto para os pacientes”.
Esta segunda edição do Dia E em 2025 foi realizada no mês de celebração pelos 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). Com essa mobilização, a Rede Ebserh realizou mais de 29 mil atendimentos em todo o país, superando os 12.464 da primeira edição do mutirão deste ano, em 5 de julho. Para dezembro, mês de aniversário dos 14 anos da Ebserh, está sendo programada mais uma edição do mutirão em rede.
Sobre a Ebserh
O Huap-UFF faz parte da Rede Ebserh desde 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo e Paola Caracciolo, com edição de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh