Notícias
EBSERH EM AÇÃO | AGORA TEM ESPECIALISTAS
Dia E movimenta HU-Furg com 301 atendimentos especializados no sábado (13)
Rio Grande (RS) – No sábado, 13 de setembro, os 45 Hospitais Universitários Federais, vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participaram de mais uma ação concentrada de atendimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), foi um dos integrantes do mutirão “Dia E – Ebserh em Ação”, realizando, conforme dados disponibilizados no dia 15/9,às 15h30, um total de 217 procedimentos entre exames, consultas e cirurgias. Durante o mutirão também foram realizadas triagens, ações de educação em saúde, aplicação de vacina contra Covid, num total de 301 atendimentos. A mobilização nacional foi idealizada pela estatal, em parceria com o Programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde (MS).
O presidente do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Gilberto Barrichello, acompanhou o mutirão realizado no HU-Furg e destacou a importância do programa nacional “Agora tem especialistas”. Segundo ele, muitas regiões do país enfrentam carência de profissionais, tanto em áreas metropolitanas quanto no interior. “Hoje, 26% das regiões de saúde não contam com oncologista clínico e, em 75%, não há cirurgião oncológico. Também faltam anestesistas e patologistas para análises fundamentais no tratamento do câncer”, explicou.
O programa, afirmou Barrichello, “busca reduzir o tempo de espera para consultas, exames, cirurgias e tratamentos, levando tecnologia, conhecimento e estrutura de saúde a locais onde há escassez ou ausência de especialistas”.
Durante a ação, foram ofertados 370 atendimentos em diversas especialidades, sendo que 301 foram realizados. Entre os procedimentos, estão: consultas em infectologia (123), ações em educação em saúde e reabilitação (26), triagem em fisioterapia respiratória (21), além de exames de imagem como ressonância magnética (9), tomografia (14) e ecodoppler (13). Também houve atendimentos em odontologia (8), triagem fonoaudiológica (17), consultas em cardiologia (19) e oftalmologia (11), cirurgias ortopédicas (7) e dermatológicas (11). Esse número já supera o da primeira edição do mutirão em 2025, realizada em 5 de julho, quando foram contabilizados 191 atendimentos no HU-Furg.
Atendimentos fortalecem saúde e ensino
Segundo a superintendente do HU-Furg, Sandra Crippa Brandão, o mutirão foi uma iniciativa relevante, realizada em conjunto com toda a Rede Ebserh, que evidenciou a capacidade da instituição em mobilizar esforços para atender às necessidades de saúde da população usuária do SUS na região. “Nossa avaliação é positiva, mas devemos sempre buscar melhorias no resultado final. É importante ressaltar o envolvimento e a dedicação dos trabalhadores do HU, que foram essenciais para o alcance das metas”.
A gestora acrescentou que “iniciativas como essa fortalecem a integração entre a universidade e a comunidade. Essas ações promovem saúde e bem-estar, além de demonstrar a busca contínua pela qualificação dos atendimentos realizados no SUS”.
A reitora da Furg, Suzane Gonçalves, também ressaltou a relevância do mutirão para o ensino. “Esse dia é extremamente importante, porque os atendimentos ofertados ajudam a reduzir a fila do SUS e, ao mesmo tempo, contribuem para a formação dos nossos estudantes da área da saúde, fortalecendo o papel do Hospital como campo de ensino. É um momento significativo para todos nós e espero que a comunidade aproveite a oportunidade para realizar os procedimentos disponibilizados”.
O gerente de Atenção à Saúde do HU-Furg, Fábio Lopes, fez um balanço da ação e destacou que, para realizar os 301 atendimentos, “foi necessário o envolvimento direto de 52 servidores, entre médicos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem, profissionais de radiologia, dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas. Além disso, outros 52 colaboradores do apoio administrativo e recepção também participaram da iniciativa, mostrando a articulação de toda a equipe para garantir o sucesso da ação”.
Fábio ressaltou que “o resultado demonstra o HU-Furg cumprindo seu papel social e de referência em saúde pública, atendendo usuários do SUS da cidade e da região. O próximo ‘Dia E’está marcado para dezembro e será o terceiro desse tipo realizado nacionalmente, além de outros mutirões que seguiremos fazendo nos feriados futuros”. Ele também pontuou: “Eu vejo isso como um êxito assistencial e, principalmente, agradeço o envolvimento de todos os servidores, assistenciais e administrativos, para o sucesso desse dia”.
Pela saúde pública
A paciente Magda Leite, 53 anos, atendida na consulta de Oftalmologia, relatou que já enfrentou um aneurisma cerebral, um derrame hemorrágico, uma parada cardíaca e também as consequências da Covid-19. Pelo histórico de saúde, ela destacou a importância do acolhimento recebido no HU-Furg. “Aqui tenho acesso mais rápido ao tratamento, praticamente imediato. No posto de saúde, um exame ou consulta com especialista pode levar de um a três anos. Esse cuidado que recebemos no Hospital é extremamente importante, é um verdadeiro fôlego de vida para nós. Agradeço de coração o engajamento da equipe com os pacientes”, afirmou.
Para a oftalmologista Raquel Brod Storch, participar do mutirão foi uma oportunidade de contribuir ainda mais com a saúde pública. “Gosto muito de atender nos mutirões. O fato de acontecerem em fins de semana ou feriados torna o ambiente mais calmo, facilitando principalmente para o público que acompanho, em sua maioria crianças com síndrome do espectro autista. Nesses dias, os pais relatam que os filhos ficam mais tranquilos, e isso permite que o atendimento flua melhor, de forma mais integrativa e de maior qualidade. É gratificante poder oferecer esse cuidado em um ambiente acolhedor”, destacou.
O ‘Dia E – Ebserh em Ação’ é uma resposta concreta para os usuários do SUS que estão aguardando o atendimento especializado. A segunda edição do Dia E em 2025 foi realizada no mês de celebração pelos 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). Com essa mobilização, a Rede Ebserh realizou mais de 29 mil atendimentos em todo o país. Para dezembro, mês de aniversário dos 14 anos da Ebserh, está sendo programada mais uma edição do mutirão.
Sobre a Ebserh
O HU-Furg faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh