Galeria de Imagens
EBSERH EM AÇÃO: AGORA TEM ESPECIALISTAS
Dia E: Hospital Universitário da UFJF realizou mais de 50 procedimentos
Juiz de Fora (MG) – O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou no sábado (5) o Dia E, mutirão com 53 procedimentos. A iniciativa faz parte do programa Ebserh em Ação e foi um esforço coordenado, com a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos em todos os 45 Hospitais Universitários Federais (HUFs) da Rede Ebserh, em todas as regiões do Brasil.
No total, foram ofertados mais de 7,9 mil exames, 1,3 mil consultas e 1,1 mil cirurgias, somando cerca de 10,3 mil procedimentos assistenciais para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação permitiu a ampliação do atendimento e a redução do tempo de espera na rede pública de saúde. O mutirão também fortaleceu a integração entre ensino e assistência, com a participação de estudantes da área da saúde, que colocaram em prática seus conhecimentos sob a supervisão de professores e profissionais da Rede Ebserh.
José Alexandre Buso Weiller, assessor de Planejamento da Diretoria de Administração e Infraestrutura da Ebserh, que acompanhou a ação no HU-UFJF, destacou a importância desta mobilização nacional. “Estamos num esforço concentrado e ao mesmo tempo descentralizado. É um esforço em conjunto que mostra essa relação dos hospitais universitários com o SUS”.
As ações do mutirão também foram acompanhadas pela reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora, Girlene Alves da Silva. “Nesta ocasião, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora refirma seu compromisso com a Rede Ebserh de diminuir as iniquidades na saúde brasileira. E a UFJF também reafirma seu compromisso com a política pública que tem na sua origem a diminuição das desigualdades em saúde no nosso país”, destacou.
Os procedimentos ofertados no HU-UFJF foram cirurgias ginecológicas e urológicas, biópsias de mama e dermatológicas, para rastreamento e tratamento de câncer de pele. Também houve a realização de exames de eletrocardiograma e consultas médicas especializadas de Cardiologia e Dermatologia.
Vindo de São João de Nepomuceno, há pouco mais de 60 km de Juiz de Fora, Sebastião Geraldo de Oliveira, 71 anos, foi o primeiro a chegar no mutirão deste sábado, às 5h30, trazido pelo carro da prefeitura. Paciente do HU-UFJF, se mostrou otimista no andamento de seu tratamento para câncer de pele. “Vim fazer um procedimento no braço e estou sendo bem tratado aqui. Meu tratamento está dando tudo certo, já tirei um câncer de pele no nariz, outro no rosto e sigo me tratando aqui, pois está dando tudo certo”, afirmou.
Tânia Lúcia de Oliveira Gomes, 61 anos, aguardava consulta com dermatologista há mais de um ano e teve a possibilidade de resolver a sua demanda de saúde durante o mutirão. “Estava com algumas pintas que incomodavam bastante. Cheguei por volta de 8h e fui atendida rápido. O problema foi resolvido com muita competência na consulta e fiquei aliviada!”, afirmou. A paciente já é atendida no HU em outras especialidades. “Faço acompanhamento com mastologista e também já fiz duas cirurgias na mão aqui no HU”, complementou.
O superintende da unidade hospitalar, José Otávio Corrêa, destacou a relevância de mais um mutirão no HU-UFJF. “Mais um dia importante para saúde do município e do Brasil. Desde março, o HU tem feito vários mutirões e tivemos neste sábado variados procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias, para acelerar o atendimento do nosso paciente usuário do SUS, para conseguir uma saúde mais célere e assim ajudar a reduzir filas”.
Parceria
O Dia E é uma ação do Governo Federal, realizada por meio dos Ministérios da Educação e da Saúde e da Ebserh, que também faz parte do SUS. A ação integra o programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no âmbito do Ministério da Saúde, para reduzir o tempo de espera no SUS.
O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, reforçou que, neste ano, a estatal já promoveu 166 mutirões em todo o país. “Esse esforço conjunto do Governo Federal, por meio dos ministérios da Educação e da Saúde, e da Ebserh, que também faz parte do SUS, nos permite enfrentar o desafio histórico de aceso a atenção especializada no Brasil. Assim, vamos garantir à população brasileira o direito à saúde e, ao mesmo tempo, a melhor formação para os futuros profissionais de setor”, defende.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Manuela de Almeida, com edição de Alessandra Gomes
Unidade de Imprensa 2
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh