Galeria de Imagens
EBSERH EM AÇÃO|AGORA TEM ESPECIALISTAS
Complexo Hospitalar da UFRJ realizou mais de 60 atendimentos durante o mutirão do Dia E
Rio de Janeiro (RJ) – O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CH-UFRJ), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, no sábado (5), o Dia E, mutirão com mais de 60 atendimentos. A iniciativa faz parte do programa Ebserh em Ação e foi um esforço coordenado, com a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos em todos os 45 Hospitais Universitários Federais (HUFs) da Rede Ebserh, em todas as regiões do Brasil.
No total, foram ofertados mais de 7,9 mil exames, 1,3 mil consultas e 1,1 mil cirurgias, somando cerca de 10,3 mil procedimentos assistenciais. A ação permitiu a ampliação do atendimento e a redução do tempo de espera na rede pública de saúde. O mutirão também fortaleceu a integração entre ensino e assistência, com a participação de estudantes da área da saúde, que colocaram em prática seus conhecimentos sob a supervisão de professores e profissionais da Rede Ebserh.
No Complexo Hospitalar, que reúne a Maternidade Escola, o Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG) e o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), foram realizadas mais de 60 cirurgias em várias especialidades, como de hérnias, catarata, laqueadura, entre outras.
“Chegamos a aproximadamente ao dobro de cirurgias que se faz habitualmente nos dias normais. É com muito orgulho que a gente observa essa mobilização intensa dentro da nossa unidade”, salienta o superintendente do HUCFF, Marcos Freire.
A Maternidade Escola se propôs a fazer as cirurgias de laqueadura tubária para o mutirão. Como explica a Gerente de Atenção à Saúde, Penélope Marinho, “são intervenções que tem uma enorme demanda e já estamos realizando desde o ano passado, através do Sistema Municipal de Regulação (SisReg). Durante o Dia E, criamos um grupo específico para participar desse mutirão e contribuir com a redução dessa fila”. Por mês, a maternidade realiza cerca de 40 cirurgias de laqueadura.
Para o Superintendente do IPPMG, Giuseppe Pastura, “faz parte de nossa missão servir bem à população pediátrica de nossa cidade promovendo saúde e oferecendo serviços de qualidade. Todo corpo assistencial do IPPMG ficou muito feliz em poder participar do esforço concentrado da EBSERH no dia E de cirurgias”.
Parceria
O Dia E é uma ação do Governo Federal, realizada por meio dos Ministérios da Educação e da Saúde e da Ebserh, que também faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação também integra o programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no âmbito do Ministério da Saúde, para reduzir o tempo de espera no SUS.
O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, reforçou que, neste ano, a estatal já promoveu 166 mutirões em todo o país. “Esse esforço conjunto do Governo Federal, por meio dos ministérios da Educação e da Saúde, e da Ebserh, que também faz parte do SUS, nos permite enfrentar o desafio histórico de aceso a atenção especializada no Brasil. Assim, vamos garantir à população brasileira o direito à saúde e, ao mesmo tempo, a melhor formação para os futuros profissionais de setor”, defende.
Sobre a Ebserh
O Complexo Hospitalar da UFRJ faz parte da Rede Ebserh desde junho de 2024. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Geovana Oliveira, Andreia Pires e Claudia Holanda
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh