Notícias
DOAÇÃO
Complexo Hospitalar da UFC recebe equipamentos de Tecnologia da Informação
Fortaleza (CE) – O Complexo Hospitalar da UFC da Universidade Federal do Ceará (UFC) recebeu equipamentos de Tecnologia da Informação (TI) doados pela Procuradoria da República no Estado do Ceará, órgão vinculado ao Ministério Público Federal (MPF). Os 21 computadores e os dois servidores serão utilizados nos ambulatórios que estão sendo informatizados com o uso do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU).
Após tomar conhecimento de que a Procuradoria estava em um processo de substituição do parque tecnológico, o Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (SGPTI) do complexo entrou em contato com o órgão e obteve as informações necessárias para a solicitação formal dos materiais que seriam trocados. “Solicitamos a concordância do superintendente e enviamos um ofício requerendo a doação destes equipamentos. Ficamos monitorando o processo, e quando o material estava disponível, fomos pessoalmente buscar no departamento de logística”, explica o chefe do SGPTI, Cleisson Santos.
Os produtos doados já estão instalados e têm como objetivo facilitar a logística de operação de diversas instalações do Complexo Hospitalar, que é filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Além da utilização nos ambulatórios em processo de informatização com o AGHU, algumas áreas administrativas terão reposição de equipamentos que necessitavam de substituição. Parte dos computadores ainda será utilizada em algumas enfermarias que também farão uso do AGHU para prescrição de enfermagem e controle do paciente.
Com o sucesso na instalação destas primeiras doações, Cleisson Santos informou que espera ampliar essa parceria com demais órgãos públicos, e manter a prática de solicitar doações de parques de TI em substituição.
Sobre a Ebserh
Desde novembro de 2013, o Complexo Hospitalar da UFC, composto pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e pela Maternidade Escola Assis Chateaubriand, é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais.
O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Com informações da Meac-UFC