Notícias
EBSERH EM AÇÃO|AGORA TEM ESPECIALISTAS
CHU-UFPA realizou mais de 1200 procedimentos durante mutirão do Dia E
Belém (PA) – No último sábado (5), o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou o Dia E, um mutirão com mais de 1200 procedimentos. A iniciativa faz parte do programa Ebserh em Ação e foi um esforço coordenado, com a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos em todos os 45 Hospitais Universitários Federais (HUFs) da Rede Ebserh, em todas as regiões do Brasil.
No total, foram ofertados mais de 7,9 mil exames, 1,3 mil consultas e 1,1 mil cirurgias, somando cerca de 10,3 mil procedimentos assistenciais. A ação permitiu a ampliação do atendimento e a redução do tempo de espera na rede pública de saúde. O mutirão também fortaleceu a integração entre ensino e assistência, com a participação de estudantes da área da saúde, que colocaram em prática seus conhecimentos sob a supervisão de professores e profissionais da Rede Ebserh.
No Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará, formado pelo Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) e pelo Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), a ação mobilizou profissionais de diferentes áreas para agilizar diagnósticos, realizar cirurgias e promover o acesso a consultas e exames especializados. Somente no HUJBB foram realizados 843 procedimentos, contemplando tanto a população geral quanto os atendimentos voltados especificamente à comunidade indígena, atendidas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Guamá-Tocantins. Os procedimentos ofertados incluíram: 510 exames laboratoriais, 61 ultrassonografias, 56 sessões de radioterapia, 53 tomografias, 31 eletrocardiogramas, 20 espirometrias com prova farmacodinâmica, 17 colonoscopias, 15 cirurgias ambulatoriais, 2 cirurgias urológicas, 13 ressonâncias magnéticas, 12 biópsias de cavidade bucal, 12 biópsias de tireoide ou paratireoide (PAAF), 12 exames de USG Doppler,20 exames de raio-X, 8 exames de ecodoppler venoso de membro inferior esquerdo e 1 exame de ecodoppler arterial do mesmo membro.
No HUBFS foram realizados 370 procedimentos durante o Dia E, incluindo consultas e exames, com foco em oftalmologia e otorrinolaringologia, além de atendimentos específicos para a população indígena. Foram realizadas 114 consultas oftalmológicas para triagem de catarata, 35 consultas oftalmológicas para pacientes indígenas, 34 consultas em otorrinolaringologia geral, 10 consultas em otorrinolaringologia para indígenas. Entre os exames foram 114 ceratometria, 10 videolaringoscopias e 19 eletrocardiogramas. Já os procedimentos cirúrgicos consistiram em 9 cirurgias de exérese de pterígio, 23 aplicações de injeção intravítrea e 2 transplantes de córnea.
Atendimentos que transformam vidas
Entre os pacientes beneficiados pela ação está a dona Maria Teresa Ferreira Chaves, de 88 anos, moradora do bairro Mangueirão, que foi atendida no HUBFS. Ela foi acompanhada pelo filho, Veraldo, que compartilhou a emoção ao ver a mãe receber a consulta com otorrinolaringologista que tanto aguardavam. “Eu estou bastante feliz e gratificado com esse atendimento, principalmente porque a gente pensava que ia demorar muito, e graças a Deus foi bem rápido. A minha mãe tem Alzheimer e depende de mim para tudo. Ela não estava me ouvindo bem, e isso atrapalhava nossa comunicação. Eu tinha que falar muito alto, o que me deixava desconfortável. Com esse atendimento, isso vai melhorar”, contou Veraldo.
Ele também destacou a importância de a ação ser realizada no fim de semana. “Durante a semana minha vida é muito corrida. No fim de semana é mais tranquilo, então essa ação foi maravilhosa para nós.”
De acordo com a superintendente do CHU-UFPA, Regina Fátima Feio Barroso, o mutirão faz parte de uma ação conjunta entre o Ministério da Educação, por meio da Rede Ebserh, e o Ministério da Saúde. “Com as parcerias firmadas, especialmente com o programa Agora Tem Mais Especialistas, estamos cumprindo o objetivo do Dia E, que é reduzir o tempo de espera nas filas para exames e cirurgias. Os hospitais universitários têm um papel fundamental nesse processo, pois além da assistência, somos espaços de ensino e pesquisa, com a participação ativa dos residentes. Isso fortalece a nossa missão e o compromisso com o SUS, que é democrático, inclusivo e representa vida para a população brasileira”, afirmou.
Parceria
O Dia E é uma ação do Governo Federal, realizada por meio dos Ministérios da Educação e da Saúde e da Ebserh, que também faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação também integra o programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no âmbito do Ministério da Saúde, para reduzir o tempo de espera no SUS.
O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, reforçou que, neste ano, a estatal já promoveu 166 mutirões em todo o país. “Esse esforço conjunto do Governo Federal, por meio dos ministérios da Educação e da Saúde, e da Ebserh, que também faz parte do SUS, nos permite enfrentar o desafio histórico de aceso a atenção especializada no Brasil. Assim, vamos garantir à população brasileira o direito à saúde e, ao mesmo tempo, a melhor formação para os futuros profissionais de setor”, defende.
Sobre a Ebserh
O CHU-UFPA faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao MEC, a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Geovana Oliveira, Andreia Pires e Elenita Araújo
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh