Galeria de Imagens
Huap-UFF
Agência Internacional de Energia Atômica visita novo espaço de expansão de Medicina Nuclear no Hospital da Rede Ebserh em Niterói (RJ)
Niterói (RJ) – O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) para uma intensa agenda, na segunda-feira, dia 23. O evento selou uma nova fase da cooperação entre as instituições para expansão da Medicina Nuclear no hospital universitário. Ele contou com a presença do Vice-Diretor-Geral e Head da Área de Cooperação Técnica da IAEA, Sr. Hua Liu, o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega e o vice-presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Daniel Beltrammi - além de diversas autoridades nacionais e locais.
A mais alta autoridade na área de Cooperação Técnica da IAEA, Sr. Hua Liu, falou sobre as expectativas para os próximos passos da cooperação técnica. “Como vocês sabem, a iniciativa anual de lançamento de terapia da AIEA traz alguma esperança de ajuda a países de renda média e baixa para aumentar sua capacidade de tratamento medicamentoso por radiação contra o câncer. E o hospital universitário, com seus professores, alunos e equipes entendem perfeitamente esse grande desafio”, disse Hua Liu. Segundo o representante da AIEA, a agência vem alcançando resultados significativos na capacitação e no treinamento, em mais de 19 países, especialmente, nos africanos e latino-americanos.
O reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, enfatizou a importância do fortalecimento da cooperação entre a IAEA e a Universidade Federal Fluminense (UFF), destacando o impacto positivo da Tomografia Computadorizada por Emissão de Fóton Único (SPECT), equipamento de ponta doado pela Agência à universidade há um ano. “A cooperação com a agência já nos permitiu dobrar a produtividade a partir da doação do SPECT. E esperamos avançar mais nessa parceria para ofertar ainda mais a qualidade nos serviços de interesse da população usuária do SUS”, disse.
Essa iniciativa e as doações de novos equipamentos de diagnósticos, pela agência, são fundamentais não apenas para nos ajudar a cuidar mais e melhor das pessoas, mas, sobretudo, para formar pessoas nas mais diversas áreas de saberes da saúde e para apoiar plataformas de pesquisa que dão suporte a todo o sul global.
Daniel Beltrammi, vice-presidente da Ebserh
Também presente na mesa de abertura da cerimônia, o superintendente do Huap, Beni Olej, considerou que “o alto investimento na renovação do parque tecnológico do hospital universitário é uma experiência muito bem-sucedida em diversos aspectos”. "Essa parceria possibilitou ampliar e sofisticar a nossa capacidade de oferta para os nossos usuários do SUS em termos de procedimentos e exames extremamente úteis e modernos. Não só nos permitiu oferecer um serviço de alta qualidade, mas também um treinamento e capacitação para nossos estudantes e residentes com as técnicas mais avançadas que existem hoje em dia", avaliou.
Ainda no Auditório Aluízio de Paula, os Projetos do Programa de Cooperação Técnica apresentaram os principais resultados nas áreas de interesse: a Saúde e o Meio Ambiente. Em seguida, o representante da IAEA percorreu a nova área reservada para a expansão da Medicina Nuclear do Huap - com previsão de finalização de obras para janeiro de 2026. E, finalmente, concluiu o roteiro, visitando o local onde hoje está em funcionamento o SPECT, equipamento de ponta doado pela IAEA à universidade há um ano.
Participaram do evento ainda: o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Francisco Rodinelli Júnior (CNEN), o coordenador regional do Acordo Regional de Cooperação para a Promoção da Ciência e Tecnologia Nucleares na América Latina e no Caribe (Arcal), Raul Ramirez Garcia, e a secretária de Ciências e Tecnologia da cidade de Niterói, Juliana Benício.
Linha do tempo
O Serviço de Medicina Nuclear do Huap foi inaugurado em 2011 com verbas da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Em 2016, com a adesão a Ebserh foram realizadas melhorias no setor e contratação de funcionários por concurso público. Em 2021, houve a doação formal do novo equipamento pela IAEA. Em 2023, foram realizadas as obras de adequação do novo espaço da Medicina Nuclear. Em agosto de 2023, foi iniciado o treinamento da equipe para uso do novo equipamento. Em fevereiro de 2024, começa a residência de física médica no HUAP voltada para atenção ao câncer.
Segundo o chefe da Medicina Nuclear do Huap, Claudio Tinoco Mesquita, ao longo de 2024 e 2025, além de duplicar o serviço, a Medicina Nuclear realizou exames com maior qualidade de imagem, menor tempo de aquisição e menor dose de radiação para os pacientes. Ou seja, diagnósticos mais rápidos e precisos, especialmente em áreas como cardiologia, oncologia e nefrologia.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF) faz parte da Rede Ebserh desde abril de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Elisa Monteiro Andrade
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh