Notícias
GESTÃO HOSPITALAR
1º Encontro Virtual da Comunidade do AGHU apresenta atualizações e sistemas complementares da ferramenta
Brasília (DF) – O 1º Encontro Virtual da Comunidade do AGHU reuniu gestores dos 45 hospitais universitários da Rede Ebserh que atuam na área de tecnologia da informação, desenvolvimento e implantação do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), além de representantes das diversas instituições que fazem parte da comunidade. O encontro, organizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi realizado no dia 8 de outubro.
Durante o evento, foram apresentadas as atualizações da nova versão 11 da ferramenta e os sistemas complementares disponíveis para adesão pelos integrantes da comunidade. “Esse encontro foi um importante passo para a disseminação do AGHU nos hospitais e serviços especializados do SUS, contribuindo para a qualidade da gestão e para a propagação de boas práticas em saúde pública” explica a analista administrativa do Serviço de Desenvolvimento de Sistemas da Ebserh, Raileide Gonzaga.
Boas práticas
Durante o encontro, representantes do Hospital Distrital Edimilson Barros de Oliveira, conhecido como Frontinha de Messejana e localizado em Fortaleza, apresentaram a estratégia de implantação do AGHU utilizada na instituição. Com um planejamento que incluiu divisão de tarefas, criação de site específico para a implantação e de um grupo de suporte, o hospital conseguiu reduzir em 21% o número de solicitações de exames no primeiro mês de uso do sistema.
Com um estudo mais aprofundado, foi constatado que o excesso de pedidos se dava por erros na execução de exames por falta de entendimento da letra do médico. Com a implantação do sistema eletrônico, o índice de erros é praticamente nulo, garantindo maior eficiência e redução de custos no serviço público.
Sobre a Comunidade
A Comunidade do AGHU foi criada por meio de um acordo de cooperação técnica entre os ministérios da Educação e da Saúde, a Ebserh e os conselhos nacionais de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O objetivo é disponibilizar, de forma gratuita, o AGHU a instituições públicas e filantrópicas a fim de apoiar a disseminação do sistema em hospitais ou serviços especializados do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para participar da comunidade, basta o representante acessar o portal https://comunidade-aghu.ebserh.gov.br/login e seguir os passos para adesão como membro utilizador do sistema. Para a modalidade membro gestor, é necessária a formalização por Acordo de Cooperação Técnica para que a instituição tenha acesso ao código-fonte da ferramenta.
AGHU
O AGHU, desenvolvido pela Ebserh, é um sistema de gestão hospitalar e prontuário eletrônico disponível para uso gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS). A ferramenta é utilizada pelos 45 hospitais universitários federais geridos pela estatal e está disponível para uso gratuito no SUS.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh