Notícias
SAÚDE MATERNO-INFANTIL
HUB-UnB recebe ministro da Saúde para anúncios do selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança
Brasília (DF) – O Hospital Universitário de Brasília (HUB), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu, nesta sexta-feira (24), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para anunciar a inclusão de 18 hospitais e a renovação de outros 56 no selo de qualidade ‘Iniciativa Hospitais Amigos da Criança’ (IHAC). Agora são, ao todo, 335 hospitais certificados em todo o país, sendo treze deles vinculados à Rede Ebserh.
“Escolhemos estar no HUB pela importância desse hospital para o Sistema Único de Saúde (SUS). Aqui, de fato, é um Hospital Amigo da Criança”, afirmou Padilha em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela instituição, em especial, pela Unidade da Criança e do Adolescente (UCA).
Padilha explicou que o selo IHAC, concedido pelo Ministério da Saúde, reconhece instituições que seguem os 10 passos para o aleitamento materno, estabelecidos pelo Fundo de Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), além de ofertarem uma assistência integrada relacionada ao parto, cumprindo-os com um olhar “centrado na criança, na preocupação já no nascimento, no alojamento conjunto, nos indicadores de redução de mortalidade”, pontuou. O HUB já é habilitado como IHAC desde 1999.
O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, declarou que, junto à assistência às mães e aos bebês, a Rede também está comprometida com a formação de profissionais da saúde para este cuidado humanizado. “Ser um Hospital Amigo da Criança significa formar profissionais de saúde que entenderão a importância dos 10 passos, do aleitamento materno exclusivo, do apoio às mãezinhas, da transição do cuidado. Esses Hospitais cumprem um papel fundamental que muda as taxas de mortalidade e produzem, de fato, uma infância saudável”, concluiu.
Referência na atenção materno-infantil
“Sabemos da importância não só do aleitamento materno, mas do cuidado com cada criança que aqui nasce, com cada mulher que vem nos buscar”, disse a superintendente do HUB-UnB, Maria Fátima de Sousa. Ela destacou que o HUB é referência dentro do Distrito Federal para a gravidez de alto risco. “Nós estamos aqui prontamente para atender com esse corpo clínico humanizado, acolhedor e competente”, afirmou.
A reitora da UnB, Rozana Naves, afirmou que cuidar das nossas crianças e adolescentes significa cuidar do futuro do país. “E esse cuidado, com a excelência que o Hospital da Universidade de Brasília traz e com a possibilidade da interlocução com o ensino, a pesquisa e a extensão, que leva a um atendimento de ponta, com o que há de mais avançado no desenvolvimento científico, é o que queremos deixar como legado”, finalizou.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo, com apoio de Letícia Justus e edição de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh