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Sistema GGT

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Publicado em 02/02/2022 16h30 Atualizado em 06/04/2022 10h01
  • DUTONET SFE Limpeza
    • Como faço para enviar os dados de inspeção e limpeza?

      Deve ser utilizada a ferramenta DUTONET SFE LIMPEZA, a qual pode ser acessada em https://duto.aneel.gov.br/dutonet.

    • Como faço para cadastrar o agente na base de dados da ANEEL?

      Caso o agente não possua credenciais, deve solicitar por meio de correspondência endereçada à Superintendência de Gestão Técnica da Informação - SGI.

      Para realizar o envio do arquivo por meio do Sistema DUTONET, o agente deve utilizar os mesmos dados de usuário e senha que já utiliza para envio de arquivos via DUTONET.

      Caso o agente não possua credenciais de acesso ao Sistema DUTONET ou queira incluir/excluir os seus usuários, deve solicitar por meio de correspondência endereçada à SGI com os seguintes dados:

      • Nome do sistema: DUTONET;

      • Nome da aplicação: SFE LIMPEZA;

      • Código da transmissora;

      • Dados da empresa (CNPJ, razão social, CEP, endereço);

      • Nome, RG e CPF do(s) representante(s) responsáveis pelo envio dos arquivos;

      • E-mail(s) e Telefone(s).

      Concluído o cadastramento dos novos usuários, a área de Service Desk da ANEEL enviará as informações (login e senha) diretamente para o correio eletrônico informado pelo Agente O aplicativo DUTONET é utilizado para encaminhar, exclusivamente, os arquivos pela web.

      É de extrema importância sempre utilizar a última versão do aplicativo e o navegador Internet Explorer.

      O link para instalação e utilização do Aplicativo DUTONET, conforme Anexo I é http://duto.aneel.gov.br/Dutonet 

    • Quais vãos devem estar contemplados em meu arquivo de dados?

      Todos os vãos deverão conter informações, independentemente do tipo de poda realizada: corte raso ou seletivo.

    • Devo informar todos os campos mesmo que não seja necessário limpar naquele local?

      Sim, todos os campos deverão estar preenchidos com a data de quando foi realizada a última limpeza para que a empresa não entre em alerta de forma desnecessária.

    • Como deverá ser preenchida a informação do mês e ano dos dados de competência?

      O arquivo enviado, por exemplo, no mês de fevereiro de 2018, refere-se às informações consolidadas no mês de janeiro de 2018 (mês de competência).

    • Como deve constar o arquivo enviado e o mês de competência?

      Deverá constar no nome do arquivo 012018. MM (mês) - Válido para valores de 01 a 12 / Tipo: numérico / Tamanho: 02 AAAA (ano) - Válido para valores do ano de competência referente aos dados do arquivo / Tipo: numérico / Tamanho: 04

    • O envio do arquivo significa que o mesmo já foi verificado?

      Aceitação do arquivo pelo sistema não significa efetivar a realização de verificação e validação dos dados contidos dentro do arquivo compactado. O processamento automatizado em etapa posterior ao envio e qualquer inconsistência encontrada será comunicada ao agente via e-mail.

    • Como deve ser realizado o reenvio de arquivo?

      O novo arquivo corrigido deve utilizar o mesmo nome, alterando o número de sequencial, somando-se um ao número da versão enviada com erro anteriormente.

      Exemplo: 

      APLSFE00001_LIMPEZA_102012_S001.XML 

       APLSFE00001_LIMPEZA_102012_S002.XML

  • Como Realizar o Cadastro do Agente no Sistema GGT?
    • Como realizar o primeiro cadastro no Sistema GGT?

      Em virtude da migração da plataforma do Sistema GGT para o ambiente ArcGIS, se faz necessário atualizar o cadastro de usuários que terão acesso ao GGT APP (aplicativo para smartphones) e ao GGT Web. Para tanto, solicitamos o envio do Anexo I do Ofício Circular nº 11/2021-SFE/ANEEL, preenchido exclusivamente por e-mail, para o endereço sistemaggt@aneel.gov.br, até 21 de maio de 2021.

      O envio dos dados se faz necessário ainda que os usuários permaneçam os mesmos que utilizavam o sistema na plataforma anterior, pois, a partir de 1º junho de 2021, todos os usuários anteriores serão descadastrados dos sistemas.

      Quanto aos novos usuários que serão informados, esclarecemos que, no GGT Web, as permissões de acesso serão permanentes, só sendo alteradas mediante solicitação da empresa.

      Contudo, no GGT APP, tendo em vista o controle das licenças destinadas aos Agentes, as permissões de acesso só permanecerão ativas nos períodos previstos pelos Agentes para inspeção e limpeza dos vãos, informados via arquivo .XML (enviado mensalmente para o Duto SFE Limpeza).

  • Seccionamento de Linhas
    • O que o agente deve fazer quando houver seccionamento das linhas?

      O agente deve informar imediatamente o seccionamento das linhas por e-mail contendo as coordenadas das torres em formato lat e long, o número da torre e o código SIGET  em formato .xls. O endereço do e-mail deverá ser queimadas.ggt@listas.inpe.br e sistemaggt@aneel.gov.br.

    • O que acontece caso não seja informado o seccionamento imediatamente?

      O agente se tornará inadimplente e continuará nesse status até regularizar a informação.

  • Inspeção e Limpeza de Faixas
    • Quais são os regulamentos utilizados pela ANEEL na gestão de faixas de segurança?

      RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 669, DE 14 DE JULHO DE 2015  prevê no item 8 do Anexo:

      "...

      8. Linhas de Transmissão 

      8.1 A atividade mínima de manutenção para as linhas de transmissão é a inspeção de rotina, que deve ser realizada, no mínimo, a cada doze meses."

    • Qual é o prazo para inspeção e execução das limpezas de faixas?

      Conforme Ofício Circular nº 10/2020 - SFE/ANEEL, os prazos para inspeção são até o dia 31/05 do ano corrente e para execução são até 31/07.

    • A empresa é obrigada a seguir os prazos indicados pela fiscalização?

      Os prazos indicados pela fiscalização são baseados em estudos climatológicos de uma série histórica de 10 anos realizados pelo Instituto de Pesquisas Espaciais - INPE e apresentados no 3º Seminário do Sistema GGT. O estudo está disponível em "Centrais de Conteúdos", "Apresentações", "Eventos Realizados" .

      Os agentes são os responsáveis pela gestão da limpeza das faixas de servidão sob sua responsabilidade e devem estar cientes que o não atendimento aos prazos indicados pela fiscalização pode aumentar o risco de desligamentos por queimadas.

      Em caso de prazos de inspeção e limpeza diferentes dos indicados pela SFE, o Agente deverá informar imediatamente à fiscalização.

  • Alertas
    • Por que são emitidos alertas?

      O envio de alertas visa apresentar aos agentes fatos observados que merecem sua atenção e/ou tomada de ações corretivas.

    • Qual o prazo para regularização do alerta?

      A empresa tem um prazo de 5 dias úteis para regularizar o envio dos dados em formato .xml para o DUTONET SFE Limpeza a contar da data de recebimento.

    • Quais são os tipos de alertas emitidos?

      No e-mail está especificado o número do alerta e o tipo de erro constatado, como descrito abaixo: 

      Alerta nº 20190168 - Inadimplência da Planilha de Acompanhamento de Inspeção.
      Alerta nº 20200006 - Arquivo em desacordo com o estabelecido pela SFE.

    • Quando o ofício é enviado?

      No caso das empresas continuarem inadimplente, mesmo depois terem sido enviados alertas por meio do e-mail do monitoramento, será enviado um Ofício. 

      Cabe ressaltar que o Ofício estabelece tanto as condições quanto os prazos de envio das informações solicitadas. 

      O prazo de 5 dias úteis para regularizar similar ao dos alertas.

  • Acesso do Operador Nacional do Sistema Elétrico, ONS, ao Sistema GGT
    • O ONS acessa os dados do Sistema GGT?

      O ONS possui acesso aos dados dos agentes para verificar as ocorrências de desligamentos forçados por queimadas.

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