Supervisão, Controle e Proteção de Sistemas de Energia Elétrica (SC)
A implantação de sistemas de monitoramento, telecontrole e teleproteção de sistemas de geração, transmissão e distribuição tem importância fundamental na eficiência e eficácia operativa das empresas de energia elétrica. Um acompanhamento confiável e um rápido diagnóstico, associados a custos de automação bastante atrativos, têm sido argumento fundamental na expansão desses sistemas.
Tecnologias de transmissão de dados sem fio e de transmissão de dados por redes elétricas (PLC – Power Line Communications) têm sido consideradas para supervisão e controle de equipamentos e dispositivos de sistemas elétricos. Essas tecnologias prevalecem pelo seu baixo custo, não sendo necessárias obras de infraestrutura para sua implantação, como ocorre com as redes de fibra ótica, por exemplo. A tecnologia PLC também pode permitir o acesso à Internet em alta velocidade e à canais interativos de televisão. Nesses casos, deve ser observada regulamentação específica emitida pela Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel.
Sistemas de proteção eficientes e eficazes têm importância significativa na qualidade, confiabilidade e operação do sistema elétrico. O desenvolvimento de novas tecnologias para análise (identificação, classificação e localização) de falhas em sistemas elétricos é plenamente plausível para a obtenção de diagnósticos rápidos e confiáveis de suas causas.
Outros fatores importantes são o estudo de novas configurações e tecnologias para o aterramento de dispositivos e equipamentos elétricos e a análise da interação entre os diversos dispositivos de proteção e controle em ambientes eletromagneticamente poluídos, tornando imprescindível a mitigação de eventos relacionados às interferências eletromagnéticas.
Subtemas Prioritários
- SC01 - Implementação de sistemas de controle (robusto, adaptativo e inteligente).
- SC02 - Análise dinâmica de sistemas em tempo real.
- SC03 - Técnicas eficientes de restauração rápida de grandes centros de carga.
- SC04 - Desenvolvimento de técnicas para recomposição de sistemas elétricos.
- SC05 - Técnicas de inteligência artificial aplicadas ao controle, operação e proteção de sistemas elétricos.
- SC06 - Novas tecnologias para supervisão do fornecimento de energia elétrica.
- SC07 - Desenvolvimento e aplicação de sistemas de medição fasorial.
- SC08 - Análise de falhas em sistemas elétricos.
- SC09 - Compatibilidade eletromagnética em sistemas elétricos.
- SC10 - Sistemas de aterramento.
- SC0X - Outro.