Notícias
Seminário da ANEEL debate avanços e desafios da mobilidade elétrica no Brasil
A ANEEL deu início, na manhã desta quarta-feira (10), ao seminário de Mobilidade Elétrica, realizado no Auditório 1 da sede da Agência, em Brasília. O evento, transmitido ao vivo pelo canal oficial da ANEEL no YouTube, acontece nos dias 10 e 11 de dezembro e reúne formuladores de políticas públicas, pesquisadores, representantes de empresas do setor elétrico, executores de projetos de P&D e usuários de veículos elétricos. O objetivo é discutir resultados, oportunidades e desafios que a eletromobilidade traz para o setor elétrico brasileiro e para a transição energética.
A mesa de abertura contou com a presença do diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa; do secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia (MME), Gustavo Ataíde; e do coordenador-geral de Projetos Especiais e Mudança do Clima do Ministério dos Transportes (MT), George Yun.
Ao destacar a importância do encontro, Feitosa afirmou: “Que esse seminário seja um marco de interação, parcerias e colaboração, fortalecendo a integração entre os setores e impulsionando ações de eletrificação como o caminho estratégico para descarbonizar não apenas o transporte, mas também diversos segmentos da nossa economia”.
Na ocasião, foi lançada a ABNT PR 1025, norma inédita no Brasil que estabelece requisitos de segurança e capacitação técnica para profissionais que atuam na manutenção de veículos elétricos e híbridos. A apresentação foi conduzida pelo presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Mário William Esper.
Ao longo do primeiro dia do seminário, foram discutidos temas relevantes com contribuições de servidores da ANEEL. Na primeira sessão, moderada pelo superintendente de Inovação e Transição Energética da ANEEL, Paulo Luciano Carvalho, foram discutidas Políticas Públicas para Promoção da Mobilidade Elétrica; no período da tarde, em painel moderado pelo gerente de Regulação do Serviço de Distribuição, Pedro Lombardi, foram abordados os desafios da infraestrutura de carregamento no brasil; Tarifas e modelos de negócios foram os assuntos tratados no painel dirigido por Leandro Caixeta, superintendente de Gestão Tarifária e Regulação Econômica, que contou com a presença da gerente de Regulação Econômica, Flávia Lis Pederneiras; a assessora Djane Melo ficou por conta da moderação do painel Mercado de ônibus elétrico e modelos de negócios.
O primeiro dia contou ainda com a apresentação dos resultados da Chamada Estratégica sobre o tema, e com uma palestra do Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT), abordando tendências globais e boas práticas.
Acesse a programação completa e acompanhe a transmissão do segundo dia de evento.
