Notícias
SUSTENTABILIDADE
ANEEL sedia o primeiro encontro do Fórum de ESG das Agências Reguladoras
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) promove, nos dias 27 e 28 de março, o I Encontro do Fórum de ESG das Agências Reguladoras. O evento tem como objetivo fortalecer conexões institucionais, fomentar uma rede de parcerias e capacitar a força de trabalho das agências na área de sustentabilidade.
A mesa de abertura contou com a participação do diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, da diretora Ludimila Lima e da diretora da Agência Nacional de Águas (ANA), Ana Carolina Argolo, que representou o Comitê das Agências Reguladoras Federais (COARF) na ocasião.
Durante sua fala na abertura do evento, a diretora Ludimila Lima destacou a importância do compartilhamento de experiências entre as instituições. “Considero que a parte mais importante deste evento seja o compartilhamento de boas práticas e esse networking que estamos construindo aqui. Espero que a gente possa manter esse contato próximo para realizar da melhor forma, essas que são atividades tão relevantes para a construção de soluções em ESG”, declarou.
Já o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, reforçou o caráter estratégico da pauta ESG para a Agência. Ele também ressaltou o valor do trabalho colaborativo entre as instituições reguladoras: “Eu sou um entusiasta do trabalho conjunto das agências reguladoras em todas as temáticas possíveis, pelo princípio de que juntos somos mais fortes. Mas queria ressaltar que a pauta ESG na ANEEL é uma prioridade estratégica, não apenas do discurso, mas faz parte do nosso Planejamento Estratégico, e já possuímos um Grupo de Trabalho formado por servidores da Agência e voluntários que trabalharam na publicação da nossa Política de ESG, além de um núcleo de governança no tema para condução dessas políticas na instituição.”
No primeiro dia, a ANEEL apresentou um diagnóstico sobre a pauta ESG no âmbito das agências reguladoras. A programação incluiu ainda uma mesa-redonda sobre diversidade e representatividade no setor público, além de uma visita técnica à Sala Verde, no Senado Federal.
As atividades desta sexta-feira (28) contemplarão uma aula sobre estratégias de priorização e gestão de ações sustentáveis, além de uma palestra sobre descarbonização no serviço público. O encerramento do encontro contará ainda com palestra da diretora da ANEEL, Agnes da Costa, e apresentação sobre iniciativas de ESG já em andamento nas agências reguladoras.
O evento reúne representantes das 11 agências reguladoras federais: Agência Nacional de Águas (ANA), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Agência Nacional do Cinema (Ancine), Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Agência Nacional de Mineração (ANM), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

- Evento reúne representantes das 11 agências reguladoras federais
O que é ESG?
ESG é a sigla em inglês para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança, em português). O conceito reúne práticas voltadas à sustentabilidade ambiental, à responsabilidade social e à integridade na gestão das organizações. No setor público, a adoção de diretrizes ESG visa promover uma atuação mais transparente, ética e alinhada aos desafios contemporâneos, como as mudanças climáticas, a inclusão social e a eficiência institucional. A incorporação desses princípios fortalece a confiança da sociedade nas instituições e contribui para a construção de políticas públicas mais sustentáveis e equitativas.
O Fórum de ESG das Agências Reguladoras foi instituído em dezembro de 2024, no âmbito do COARF, com a missão de fortalecer a articulação entre as agências e promover a capacitação contínua dos profissionais envolvidos com sustentabilidade.