Notícias
FISCALIZAÇÃO
ANEEL faz fiscalização especial nas obras do Linhão entre Boa Vista (RR) e Manaus (AM)
Uma equipe de fiscais da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) está vistoriando esta semana as obras da linha de transmissão e subestações entre Boa Vista (RR) e Manaus (AM), o chamado Linhão, como parte do regime especial de fiscalização montado devido à importância estratégica do empreendimento. Serão 720 quilômetros (km) de linha de transmissão de energia elétrica que irá conectar o estado de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Roraima é o único estado brasileiro fora do SIN, e, atualmente, opera com matriz termelétrica, com custos mais elevados, risco de falhas no fornecimento e emissões de carbono.
A fiscalização iniciada dia 31 de março último incluiu visita técnica à Subestação Lechuga; montagem de torre autoportante de forma manual; e lançamento de cabos entre os municípios de Presidente Figueiredo e Manaus. Também foram visitados canteiros em Abonari(AM), Jundiá (RR) e São José (RR) e as subestações Equador e Boa Vista.
O trabalho da Agência consiste em inspeções periódicas em campo, para verificar o cumprimento dos cronogramas e dos padrões técnicos empregados pela concessionária. Os fiscais monitoram a execução de fundações, içamento das torres e lançamento de cabos para linhas de transmissão. Nas subestações, são verificadas a terraplanagem, fundações, montagem de equipamentos e de pórticos, entre outros itens.
A concessão é da Transnorte Energia S.A. (TNE). A linha de transmissão, que foi dividida pela TNE em sete trechos para organização dos trabalhos, reúne aproximadamente 1.390 torres de transmissão, sendo 516 do tipo estaiada (38%) e 874 autoportantes (62%).

- ANEEL faz fiscalização especial nas obras do Linhão entre Boa Vista (RR) e Manaus (AM)