Notícias
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
ANEEL e Neoenergia Brasília firmam acordo de cooperação para criação do Museu de Eficiência Energética
Pensando no futuro dos consumidores e do setor elétrico, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) firmou Acordo de Cooperação Técnica com a Neoenergia Distribuição Brasília S.A (Neoenergia Brasília), na quarta-feira (19/11), para a implantação do Museu ANEEL de Eficiência Energética, na sede da Agência, em Brasília.
O espaço foi pensado para ensinar e transformar uma experiência inovadora em educação e conscientização sobre o uso sustentável da energia elétrica. Com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) regulado pela Agência, a iniciativa contará com o projeto Aulas de Energia, executado pela Neoenergia Brasília, que busca difundir o conhecimento sobre diferentes processos de produção de energia e despertar consciência sobre atitudes e responsabilidades no uso da energia no cotidiano.
Para o diretor-geral da ANEEL, a iniciativa é um marco histórico para a instituição e propõe um engajamento com a sociedade.
“Mais do que um ambiente expositivo, o museu representa a concretização de uma visão de futuro, que une memória, inovação e educação. O espaço vai estimular o engajamento social e institucional, ao integrar a sede da ANEEL à sociedade de forma direta, interativa e educativa. Essa iniciativa marca uma abertura inédita da Agência à visitação pública e ao diálogo com a população”, ressaltou Sandoval ao mostrar o espaço onde será construído o museu.
Participaram da cerimônia de assinatura o Diretor-Geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, o Presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian, o chefe da Assessoria de Gestão Institucional da ANEEL, João Luís dos Passos, a Superintendente Adjunta da Secretaria de Transição Energética, Carmen Sanches, o Diretor de Regulação da Neoenergia, Fabiano Carvalho, e a Superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas.
Ao final do evento, os participantes visitaram o local onde será construído o museu e prestigiaram a inauguração da placa que simbolizou a pedra fundamental do projeto.

- .
Energia elétrica, educação, diálogo e tecnologia
Com entrada gratuita e foco educacional, a iniciativa busca disseminar o conhecimento sobre os diferentes processos de geração de energia, estimular a reflexão crítica da sociedade sobre seus impactos ambientais e incentivar práticas responsáveis de consumo.
O intuito é proporcionar interatividade e conhecimento de forma lúdica. O espaço contará com equipamentos interativos, projeções que exploram a história da eletricidade e um ambiente para incentivar o aprendizado de crianças e adolescentes por meio da criatividade e da resolução de problemas usando tecnologia e metodologias ativas.