Notícias
COOPERAÇÃO
ANEEL e BID assinam memorando de entendimento para modernização energética
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) firmaram nesta segunda-feira (24/3) um Memorando de Entendimento para cooperação mútua em torno de temas relacionados à energia elétrica. Entre os benefícios, está a realização de projetos de estudos e debates para subsidiar o aprimoramento técnico dos servidores da Agência e o aprofundamento sobre modernização energética em regulação, eficiência energética, inovação tecnológica e transição energética.
O diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, destacou a relevância do acordo para a Agência “para que possamos entregar bons produtos para a sociedade brasileira e colaborar para a capacitação de outras nações que ainda não tem o mesmo nível de maturidade regulatória” . Por sua vez, a diretora da Agência Agnes da Costa, enfatizou a “agilidade do BID na condução de projetos e a contribuição dos técnicos experientes do Banco como subsídio às tomadas de decisão da Agência em temas relevantes, como inovação tecnológica”.
A parceria tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável e inclusão social abordando conteúdos sobre universalização do acesso energético, qualidade regulatória, fiscalização responsiva e cooperação internacional, entre outros. O acordo de cooperação tem validade de três anos.
A representante do BID no Brasil, Annette Bettina Killmer, afirmou que há um “diálogo bastante próximo do BID com a ANEEL nos últimos anos e agora existe a possibilidade de explorar novas oportunidades”. Participaram da cerimônia de assinatura o Especialista Regional Líder em Energia do BID, Carlos Echevarría Barbero, atualmente responsável pelo diálogo setorial e as operações de energia no Brasil, além de técnicos da ANEEL e do banco.

- ANEEL e BID assinam memorando