Notícias
LEILÃO
ANEEL assina contratos com empresas vencedoras do segundo leilão de transmissão de 2024
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) realizou, nesta segunda-feira (9/12), a cerimônia de assinatura dos contratos de concessão referentes ao Leilão de Transmissão n°. 2/2024. A sessão ocorreu às 9h, na sede da Agência, em Brasília (DF).
Os contratos preveem a construção e a manutenção de 783 quilômetros (km) em linhas de transmissão e de 1.000 megavolt-ampères (MVA) em capacidade de transformação, além da continuidade da prestação de serviço público de 162,9 km de linhas de transmissão e 300 MVA em transformação.
Para o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, "apesar de termos um país com 99,8% de universalização dos serviços de energia elétrica, ainda temos muitos desafios para levar energia confiável e segura para toda a população." E continuou: “Tenho muito orgulho em dizer que o trabalho realizado pela ANEEL foi, é e será fundamental para assegurar esse e outros importantes investimentos em energia elétrica para o nosso país”.

- .
Fernando Mosna, diretor da ANEEL e relator do processo que tratou do certame, afirmou: "Esse é um momento sempre muito importante, pois é a oportunidade que as empresas têm de assinar um contrato que estabelecerá um vínculo de décadas com a Agência. E isso, certamente, reflete a confiança depositada na ANEEL e no Estado brasileiro para tornar o ambiente de negócios atrativo para investimentos e seguro para a proteção dessa relação."
Realizado em 27 de setembro deste ano, na sede da B3 em São Paulo, o certame resultou com vencedores para todos os empreendimentos ofertados nos três lotes. Os proponentes vencedores foram: Consórcio Engie Brasil Transmissão, Transmissora Aliança de Energia Elétrica e COX Brasil.
Os lotes arrematados abrangem seis estados: Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Santa Catarina. O investimento previsto é de R$ 3,35 bilhões e há estimativa de 7 mil empregos diretos durante o período de construção das instalações, que têm prazo de conclusão de 42 a 60 meses.