Notícias
Institucional
ABCD participa de seminário sobre o Processo Avaliativo do Plano Nacional do Esporte
Institucional
A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) participou, na última quarta-feira (14), do Seminário sobre o Processo Avaliativo do Plano Nacional do Esporte (PL nº 409/2022), realizado no Auditório do Edifício Montes, em Brasília (DF). O evento foi promovido pelo Ministério do Esporte, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com o objetivo de apresentar os resultados do processo avaliativo do Plano e discutir os avanços para o fortalecimento das políticas públicas esportivas no país.
Representando a ABCD, a presidente Adriana Taboza participou do momento de intervenções institucionais, ao lado de autoridades do setor esportivo nacional. Em sua manifestação, destacou a relevância dos processos avaliativos para o aprimoramento da governança, da transparência e do planejamento estratégico no esporte brasileiro, e a importância dos colaboradores que compõe os sistemas dentro do Ministério.
A programação também contou com a participação da coordenadora-geral de Educação da ABCD, Ana Paula Bonetti, que atuou como moderadora do painel técnico “O Processo Avaliativo: Metodologia, Achados e Transformação do Plano”.

- Institucional
O painel apresentou a estrutura metodológica utilizada na avaliação do Plano Nacional do Esporte, incluindo ferramentas como árvore do problema e teoria da mudança, além dos principais achados identificados durante o processo, entre eles o desalinhamento com a Lei Geral do Esporte, fragilidades na governança e inconsistências em metas e indicadores.
Durante o debate, também foram apresentadas as transformações incorporadas à reformulação do Plano Nacional do Esporte, como a reorganização das diretrizes estratégicas, a ampliação de cinco para sete diretrizes e a inclusão de novas agendas alinhadas ao atual contexto da política esportiva brasileira.
O seminário reuniu representantes do Ministério do Esporte, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), gestores públicos, especialistas e integrantes de entidades esportivas, reforçando a importância da construção colaborativa e baseada em evidências para o desenvolvimento do esporte nacional.