Notícias
AÇÕES EDUCACIONAIS
Em parceria com o COB, ABCD leva educação antidopagem aos Jogos da Juventude 2025
A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) participa dos Jogos da Juventude 2025, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), em Brasília. A cerimônia de abertura ocorreu na quarta-feira, 10 de setembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB),com a presença da presidente da ABCD Adriana Taboza e do vice-presidente Anthony Moreira. O evento, que vai até o dia 25 de setembro, reúne mais de 4.500 atletas em 20 modalidades esportivas.
O estande da ABCD, criado em parceria com o COB especificamente para o evento, traz a simulação de uma estação de controle de dopagem com três ambientes: sala de recepção, sala de processamento da amostra coletada e sala de coleta de urina. Estão expostos materiais oficiais (inclusive kits de controle) para a visualização do público e utilização nas atividades simuladas.
.
Diariamente, a equipe de servidores e colaboradores da ABCD recebe atletas, treinadores, familiares e demais membros de equipes de apoio para apresentar, de forma prática e acessível, como funciona um procedimento oficial de coleta de amostras em competições.
Além da demonstração técnica, o espaço conta com atividades educativas e lúdicas, como jogos de memória sobre valores do esporte, dinâmicas com medicamentos que podem ou não conter substâncias proibidas, e quiz com perguntas sobre as regras antidopagem. Essas ações têm como objetivo aproximar os jovens do tema, desmistificando o processo de controle e reforçando a mensagem de que competir de maneira limpa é parte essencial da formação esportiva. Materiais educacionais são distribuídos em atividades específicas, incentivando a participação e o engajamento do público.
Outro destaque é a presença do mascote ABCDog. Muito procurado para fotos e selfies, o mascote ajuda a transmitir, de maneira leve, a mensagem da importância da luta contra a dopagem, especialmente entre os adolescentes, que representam o futuro do esporte brasileiro.

- Ana Bonetti (ABCD) e Larissa Lellys (ex atleta Seleção Brasileira de Pentatlo Moderno) com o mascote da ABCD, o ABCDog.
A presidente da ABCD, Adriana Taboza, ressaltou a relevância da presença da Autoridade nos Jogos da Juventude: “Estamos diante da nova geração do esporte brasileiro. É fundamental que esses atletas entendam, desde o início de suas trajetórias, a importância do jogo limpo e da responsabilidade de cada um no combate à dopagem”.
Com presença garantida até o encerramento do evento, a ABCD reforça seu compromisso com a educação antidopagem e a promoção dos padrões internacionais estabelecidos pela Agência Mundial Antidoping (WADA/AMA), contribuindo para a construção de uma cultura esportiva baseada na ética, na saúde e na integridade.



