Notícias
Antidopagem
Agentes de controle de dopagem são selecionados para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026
Cortina 2026
A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) informa que quatro agentes de controle de dopagem foram selecionados para integrar as equipes responsáveis pelos procedimentos de controle de dopagem dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026:
- Ana Carolina Covas Pereira
- Danilo Machado
- Maria Fernanda Carraca Frias
- Rafael Pinski
De acordo com Paolo Borrione, Chefe de Controle de Dopagem dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno, em comunicação formal encaminhada à Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), foram recebidas mais de 400 indicações para oficiais de controle de dopagem (IDCOs).
A seleção dos profissionais, segundo destacou, foi realizada “...após uma análise criteriosa de diversos fatores, incluindo experiência, qualificações, proficiência em idiomas e a adequação dos candidatos selecionados às necessidades específicas do Comitê Organizador...”
A convocação representa uma importante conquista institucional, fortalecendo o intercâmbio internacional, elevando o perfil técnico da ABCD e ampliando as oportunidades de capacitação para os agentes brasileiros em um contexto olímpico e paralímpico de alto nível.
“A presença de profissionais brasileiros em uma operação antidopagem de dimensão olímpica e paralímpica demonstra o reconhecimento internacional da qualidade técnica da equipe nacional e o avanço constante da ABCD em padrões de excelência.” (Adriana Taboza, presidente da ABCD).
A ABCD agradece o empenho dos profissionais selecionados e o apoio dos parceiros nacionais e internacionais que contribuíram para viabilizar essa representação brasileira de destaque no cenário mundial da antidopagem.
Os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026 serão realizados entre 6 e 22 de fevereiro de 2026, na Itália. Já os Jogos Paralímpicos de Inverno ocorrerão de 6 a 15 de março do mesmo ano.