Notícias
Educação antidopagem
ABCD participa de Seminário sobre Integridade no Esporte no Rio Grande do Sul
A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), representada por sua Coordenadora-Geral de Educação, Ana Bonetti, participou no dia 2 de agosto (sábado) do Seminário "Integridade pelo Futuro do Esporte", realizado no auditório do complexo esportivo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre (RS). A ação educacional foi direcionada a atletas, profissionais de saúde, treinadores e dirigentes dos esportes.
Em sua palestra, Ana Bonetti apresentou o funcionamento do sistema internacional antidopagem, a estrutura da ABCD, do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD) e da Justiça Desportiva Antidopagem. Ao final, destacou também o conceito amplo de atleta sob a ótica dos Códigos Mundial e Brasileiro Antidopagem.
“Foi uma grande satisfação representar a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem ao lado de parceiros tão importantes para o esporte limpo no Brasil como as federações esportivas. Nosso compromisso é garantir que cada atleta tenha a oportunidade de competir em condições justas, com segurança para sua saúde e respeito aos valores do esporte. Ao apresentar o funcionamento do sistema internacional antidopagem, a estrutura da ABCD, o trabalho do nosso laboratório de controle de dopagem e o papel da Justiça Desportiva Antidopagem, buscamos não apenas informar, mas também inspirar o público a se tornar multiplicador da cultura do jogo limpo", afirmou Ana Bonetti, que também elogiou a iniciativa das federações, em especial de Marcelo Sgarbossa, presidente da Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC), principal responsável pela organização e realização do evento.
O Seminário também contou com palestras complementares ao tema, como a da triatleta e fundadora do Movimento Eu Jogo Limpo, Paula Zamboni, que - além do relato sobre a origem do movimento que luta pela integridade esportiva - abordou a responsabilidade dos atletas e das equipes de apoio e as 11 infrações às regras antidopagem; da médica e ciclista Bruna Strube Lima, que apresentou um depoimento inspirador e impactante sobre a rotina de uma atleta comprometida com o jogo limpo; e de Fernando Sólera, responsável pelo departamento de controle de doping da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), que tratou do doping não intencional.
A iniciativa das entidades esportivas do Rio Grande do Sul reforça o compromisso com o esporte limpo e com a promoção de valores éticos essenciais à prática esportiva em todos os níveis. A ABCD está à disposição para a realização de ações educacionais em todos os esportes a fim de disseminar e promover o jogo limpo no esporte.