Notícias
EDUCAÇÃO ANTIDOPAGEM
ABCD leva ações de educação antidopagem ao Torneio Integração SESI/Firjan
Foto: Tiago Oliveira - Above Studios - Firjan
A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) participou, no último sábado (29/11), do Torneio Integração SESI/Firjan Atleta do Futuro, realizado em Nova Iguaçu - Rio de Janeiro, que reuniu cerca de 1.200 crianças e adolescentes de 24 comunidades da Baixada Fluminense. A presença da ABCD reforçou a importância da educação antidopagem desde as categorias de base, aproximando jovens atletas do esporte limpo e dos valores de integridade esportiva.
A presença da ABCD no evento contou com a interlocução de Luísa Parente, ex-ginasta olímpica, consultora em saúde integrada da Firjan SESI e uma das organizadoras do torneio. Luísa ocupou o cargo de Secretária Nacional da ABCD no período de agosto de 2019 a janeiro de 2023. Segundo ela,
A experiência que o esporte oferece é, por vezes, indescritível e incomparável, do nível mais iniciante ao alto rendimento. Me recordo de participações em torneios amistosos e escolares que participei. E, depois, de participar de uma final olímpica, em Seul, em 1988. Óbvio que o pódio, a medalha e o hino marcam e são o ápice da carreira esportiva, mas o que fica no coração e levamos para a vida é o trabalho em equipe, o jogo justo e limpo, a busca por excelência no menor detalhe”.
No estande da ABCD, os participantes tiveram acesso a materiais educativos, jogos interativos e atividades especialmente desenvolvidas para o público infanto-juvenil, abordando temas como:
-
direitos e responsabilidades dos atletas,
-
riscos associados à dopagem,
-
valores do esporte e fair play.
As dinâmicas foram conduzidas de forma lúdica e acessível, permitindo que atletas de várias modalidades — entre elas futsal, judô, atletismo, vôlei, natação — tivessem contato com conceitos fundamentais do Programa Mundial Antidopagem.
A participação da ABCD integrou o Espaço do Atleta, área dedicada a ações educativas e de promoção da saúde, que contou com instituições parceiras como COB, universidades e projetos sociais.
Para a Coordenadora de Educação da ABCD, Angelica Araujo Almeida, que planejou a ação, "...iniciativas como esta são essenciais para construir uma cultura de prevenção e fortalecer, desde cedo, valores como responsabilidade, ética e respeito às regras...".
Com ações contínuas em todo o país, a ABCD reafirma seu compromisso com a formação de atletas e equipes de apoio, contribuindo para um ambiente esportivo mais seguro, inclusivo e alinhado aos princípios do jogo limpo.


